Veja receitas de 'suco bronzeador' e dicas de alimentos para fixar a cor do verão

Sozinhos, os alimentos não conseguem bronzear a pele, mas, se ingeridos no período antes, durante e após a exposição solar, podem deixá-la mais bonita e dourada

por Revista do CB 16/12/2016 10:00
 Zuleika de Souza/CB/D.A Press
(foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
Com a chegada das férias, o bronze passa a ser desejado por muita gente. Mas como garantir a cor ideal e mantê-la por mais tempo? O nutricionista Júlio Aquino explica que a melhor dica é apostar nos alimentos ricos em vitamina A, pois, além de ajudarem na proteção contra raios ultravioletas, eles colaboram na hidratação do corpo e conservam o almejado bronze de verão. “Frutas e legumes, como abóbora e mamão, são antioxidantes e têm o poder de fixar a cor, além de prevenir o envelhecimento”, explica.

O betacaroteno, também presente em alimentos de cor alaranjada, auxilia na produção de melanina e diminui a agressão do sol na pele; enquanto o ômega 3 favorece a ação da vitamina A. O consumo desses alimentos é ideal durante todo o ano, mas, para conquistar o bronzeado dos sonhos, eles devem começar a ser consumidos pelos menos 15 dias antes da exposição ao sol, uma vez que leva um tempo para o corpo fazer uma reserva subcutânea de vitamina A. “Assim, quando a pessoa começar a tomar sol, depois de um ou dois dias, ela já consegue ficar morena, com um bronze saudável e bonito”, comenta o nutricionista.

Comer esses alimentos duas vezes ao dia é suficiente, mas eles também podem ser adicionados a sucos como forma de atingir o mesmo resultado. Vale lembrar que manter o corpo hidratado é essencial. Júlio acrescenta: “Tomar muita água é importante! Se a pele não estiver hidratada, o bronzeado provavelmente vai ficar desbotado, nada bonito”. A hidratação tira as toxinas da pele, o que ajuda a fixar melhor a cor. Listamos alguns alimentos que aceleram a produção de melanina e também proporcionam inúmeros benefícios para a saúde do corpo:

Suco bronzeador para  fixar a cor do verão:

Ingredientes:

  • 1 copo pequeno de suco de laranja
  • 1/2 beterraba crua
  • 1 cenoura média

Modo de preparo:
  • Centrifugue a cenoura e a beterraba e misture ao suco de laranja. Prontinho!


Para um corpo bronzeado e bem alimentado
:

Fontes de betacaroteno:

Cenoura: uma ótima opção para combater o envelhecimento.
Abóbora: apesar de ajudar na fixação do bronzeado, é bom ter cuidado com o consumo excessivo, pois possui muito carboidrato.
Pimentão amarelo: com muita vitamina A, E e C, ajuda a proteger o sistema imunológico
Manga:  rica em vitaminas do complexo B, que proporcionam energia
Outros: mamão e laranja.

Fontes de antioxidantes:

Couve: é uma excelente fonte de cálcio e ferro.
Acerola: rica em vitamina C, a fruta tem grande poder anti-inflamatório.
Beterraba: com baixo teor calórico, também ajuda na saúde cardiovascular.
Outros: brócolis e uva

Fontes de ômega-3:

Sementes de chia e linhaça: podem ser usadas como tempero e têm uma série de nutrientes, como fibras e proteínas.
Rúcula: a verdura reduz riscos de câncer e é rica em vitamina C.
Outros: nozes e atum