Estudo revela que mau hálito infantil está relacionado à respiração bucal

Impacto social provocado pela halitose prejudica a qualidade de vida e relações sociais

por Agência Estado 24/08/2016 17:21
SXC.hu
Grande parte dos casos de halitose infantil é notada pela manhã devido à boca seca, causada pela respiração bucal durante a noite (foto: SXC.hu)
Cinquenta e cinco crianças entre 3 e 14 anos foram avaliadas na pesquisa 'Association between halitosis and mouth breathing in children' que concluiu que 63% das que possuíam padrão de respirador bucal apresentaram forte odor da halitose ou mau hálito. O estudo dividiu meninos e meninas em dois grupos: quem respirava via oral e quem respirava via nasal. A conclusão é a de que existe uma relação estatisticamente significativa entre a respiração bucal e o mau hálito

Segundo o cirurgião-dentista Giancarlo Zanoli Trentim, a maior porcentagem dos casos de halitose infantil, é notada pela manhã devido à boca seca, causada pela respiração bucal durante a noite. "A evaporação da água na saliva entre os respiradores bucais poderia explicar a halitose, porém este é um estudo inicial e deverá ser aprofundado com o tempo para obter uma conclusão definitiva.", salienta.

Parte da timidez e da insegurança observada em crianças no período escolar, estão relacionadas ao mau hálito. O impacto social provocado pela halitose prejudica a qualidade de vida, além de indicar a existência de algum outro problema de saúde que precisa ser investigado pelo dentista e o otorrinolaringologista. Por isso, todo o tratamento realizado no início, minimiza futuros problemas ortodônticos, afirma Trenti.