Espermatozoide humano é criado a partir de células da pele

Infertilidade atinge cerca de 15% dos casais do mundo

por AFP 27/04/2016 14:53
fertilityspells / Reprodução Internet
Embora os espermatozoides criados com células da pele sejam incapazes de fertilização, eles representam um passo importante na resolução de problemas de fertilidade (foto: fertilityspells / Reprodução Internet)
Cientistas de Valencia (leste da Espanha) conseguiram criar espermatozoides humanos a partir de células da pele que, embora sejam incapazes de fertilização, representam um passo importante na resolução de problemas de fertilidade. Cerca de 15% dos casais do mundo enfrentam esse problema e a única opção é a doação de óvulos ou de esperma de terceiros. "Mas todo mundo quer ter filhos geneticamente próprios", explica Carlos Simón, diretor científico do Instituto de Infertilidade de Valencia (IVI).

"O que acontece quando uma pessoa que quer uma criança carece de gametas (células reprodutivas, ovócitos ou espermatozoides)? Este é o problema que queremos resolver: criar gametas naquelas pessoas que não possuem", afirmou Simon. O estudo foi publicado na terça-feira (26/04) na revista Scientific Reports, do prestigioso grupo Nature.

Os pesquisadores foram inspirados pela técnica de reprogramação celular concebida pelo japonês Shinya Yamanaka e o britânico John Gurdon, premiados em 2012 com o Prêmio Nobel de Medicina, para converter células adultas em células-tronco.

Em sua experiência, eles conseguiram reprogramar diretamente as células maduras da pele introduzindo-lhes um coquetel de genes essenciais para a criação de gametas.

Em um mês, a célula começa a ser modificada até obter o perfil próprio de uma célula germinal, o tipo de célula responsável pela formação de ovócitos e espermatozoides, mas ainda incapazes de fecundar. "É um espermatozoide, mas precisa de uma fase de maior maturidade para se tornar um gameta competente. É apenas o começo", disse Simon.

Os pesquisadores ainda estão longe de atingir o êxito de alguns pesquisadores chineses, que produziram este ano espermatozoides artificialmente de ratos criados e injetados em um óvulo, que, por sua vez, foi implantado em uma fêmea. "Com a espécie humana, teremos de fazer muitos testes porque daqui nascerá uma criança", disse ele.

Além disso, vão encontrar limitações legais: para continuar o desenvolvimento da técnica deverão criar embriões artificiais, algo que só é permitido em alguns países como a Inglaterra, onde pretendem continuar a sua pesquisa. "Estamos falando de um projeto de longo prazo", disse Simon.