Trabalhos domésticos trazem benefícios ao corpo e queimam calorias

Como em qualquer atividade física, é preciso tomar cuidado com a postura para evitar lesões

por Estado de Minas 20/11/2015 11:00
SXC.hu
Tarefas domésticas também fazem bem ao corpo (foto: SXC.hu)
Queimar calorias, abandonar o sedentarismo e ganhar qualidade de vida. Uma rotina mais saudável não precisa custar muito, nem exigir mudanças muito drásticas. Uma simples faxina em casa, por exemplo, já é um bom começo. Moisés Marinho, coordenador técnico da Fórmula Academia, fez uma estimativa do gasto calórico baseado nas tabelas internacionais das principais atividades domésticas. Os resultados são empolgantes, mas, como em qualquer atividade física, é preciso tomar cuidado com a postura para evitar lesões:

Condor/Divulgação
Passar pano na casa por 30 minutos gasta 90 calorias (foto: Condor/Divulgação)

  • Lavar roupa:
60 calorias em 30 minutos
A atividade trabalha os músculos. Bíceps, tríceps e deltoides são os mais utilizados, além da estabilidade do tronco para uma melhor postura e do antebraço, ao segurar as peças com firmeza.

  • Varrer, esfregar o chão e passar aspirador de pó:
90 calorias em 30 minutos
Músculos trabalhados: peitoral, dorsais e deltoides, além da ativação dos músculos posturais para manter a estabilidade e membros inferiores durante o deslocamento.

  • Lavar louça, limpar a pia e o fogão:
75 calorias em 30 minutos
Deltoides e antebraço são os músculos mais trabalhados.

  • Passar roupa:
69 calorias em 30 minutos
Bíceps, tríceps e deltoides são muito trabalhados, além da estabilidade do tronco e do antebraço, que segura o ferro de passar.

  • Arrumar camas, armários e tirar a poeira dos móveis:
75 calorias em 30 minutos
Músculos paravertebrais e o abdômen são acionados o tempo todo, e todos os músculos dos membros superiores são acionados em diferentes estágios
do processo.