Instituto de Oncologia do Hospital Felício Rocho se diferencia por oferecer conforto e privacidade a pacientes

Apartamentos do Instituto de Oncologia garantem privacidade e conforto a pacientes em tratamento oncológico

12/01/2015 10:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Euler Junior//EM/D.A Press
Apartamentos com infraestrutura especial para o conforto dos pacientes (foto: Euler Junior//EM/D.A Press)

Amparado em sua longa experiência e na grande capacidade técnica de sua equipe, o Hospital Felício Rocho inaugurava, há pouco mais de um ano, uma unidade pioneira: o Instituto de Oncologia, com serviços altamente especializados no tratamento de pacientes portadores de câncer. O conforto e a privacidade fazem parte do atendimento oferecido, o que exigiu uma excelente infraestrutura, incluindo 27 apartamentos individualizados.

São espaços que garantem assistência de alto padrão, além do apoio tão necessário em momentos de saúde fragilizada. “Trabalhei no melhor hospital de câncer da Europa, na Inglaterra, e também nos Estados Unidos. Já rodei o mundo e nunca vi algo semelhante ao que implantamos no Instituto de Oncologia. O conforto oferecido ao paciente e ao seu acompanhante faz toda a diferença. Tratamentos de quimioterapia exigem muito do doente e só a administração dos medicamentos pode durar várias horas”, ressalta o oncologista Renato Nogueira Costa, coordenador da unidade.

Para as sessões quimioterápicas a infraestrutura do Instituto de Oncologia dispõe de apartamentos individualizados, se diferenciando daquela normalmente encontrada em outras unidades de saúde, onde os pacientes são, geralmente, acomodados em poltronas, em ambientes coletivos. “As salas podem ser adequadas para pacientes que querem contato com outras pessoas durante o tratamento e, nesse caso, o Instituto de Oncologia também oferece este tipo de espaço. Mas optamos por ter ambientes mais íntimos, um carinho para esse paciente e sua família que são muito sofridos”, esclarece Nogueira Costa.

Os 27 apartamentos individuais do Instituto de Oncologia têm ar-condicionado, rede wi-fi, televisão, cama motorizada e articulada, além de confortável poltrona reclinável para acompanhantes. Especializado no tratamento das diferentes formas de câncer, o Instituto de Oncologia trabalha com prevenção à doença, tratamentos e consultas especializadas, além do serviço de quimioterapia.

A unidade conta com 10 consultórios e foi estruturada para um atendimento multidisciplinar ao paciente, o que significa que outras especialidades estão presentes, como fisioterapia, fonoaudiologia, farmácia e psicologia. Além da oncologia geral, o Instituto já conta com outras especialidades médicas: clínica da dor, cardiologia, mastologia, coloproctologia e ginecologia.

Outro destaque do Instituto de Oncologia é a rede de apoio estendida, proveniente da retaguarda do Hospital Felício Rocho. “Havendo necessidade de internação de nossos pacientes, por exemplo, temos a facilidade da ligação com o Hospital Felício Rocho”, lembra Nogueira Costa, destacando que a rede hospitalar disponibiliza 25 especialidades médicas, além de pronto-atendimento. Acrescente-se a isso o fato de que o Instituto atende mais de 60 convênios, além do atendimento particular.