Apresentação de pole dance arranca aplausos e desafia suposto padrão, entenda o porquê

Britânica conquistou jurados e plateia de reality show. Emma Haslam foi aprovada pelos quatro juízes na primeira etapa do Britain's Got Talent

por Letícia Orlandi 26/05/2014 10:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Reprodução / Youtube
Performance de Emma no Britain's Got Talent rendeu fama instantânea à instrutora de pole dance (foto: Reprodução / Youtube)
Viver bem consigo mesmo não é tarefa das mais simples. Mesmo para as pessoas que preenchem os requisitos consideradas como o 'padrão' desejado pela sociedade, é mais do que comum haver inseguranças e medo de errar. O Saúde Plena já discutiu os efeitos dessa pressão por um rosto e um corpo considerados 'perfeitos', principalmente sobre as mulheres. Leia aqui a reportagem completa.

O Brasil, por exemplo, consagrou-se nos últimos anos como um dos campeões das cirurgias estéticas, atrás apenas dos Estados Unidos. Entre 2009 e 2012, o número de cirurgias no país cresceu 120%. E o número de intervenções em adolescentes entre 14 e 18 anos aumentou 141% de 2008 a 20012, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Alguns especialistas atribuem esse quadro à influência dos modelos inalcançáveis propagados pela indústria do entretenimento e do consumo.

Na contramão desse cenário, a britânica Emma Haslam tornou-se, na última semana, um símbolo de que é possível adotar uma outra postura diante dessa imposição – instrutora e competidora de pole dance, ela realizou uma apresentação no programa Britain's Got Talent e arrancou aplausos da plateia, além da aprovação dos quatro juízes na primeira etapa do reality show.

Reprodução / Facebook
Emma tem sido considerada uma inspiração pelas mulheres; postura mostra que atividade pode ser praticada por pessoas com qualquer perfil (foto: Reprodução / Facebook)
Ainda que seja possível observar olhares irônicos, principalmente do implacável jurado Simon Cowell, Emma conquistou fãs: o vídeo de sua apresentação já foi assistido mais de 2 milhões e 300 mil vezes e uma página foi criada no Facebook. Sua performance pode ajudar também a esclarecer muitas mulheres que gostaria de tentar o pole como atividade física e acham que não seriam capazes. Nesta outra matéria do Saúde Plena, você poderá descobrir que a modalidade está aberta a todas (e todos).

Veja a apresentação de Emma no Britain's Got Talent. Apesar do sucesso inicial, a instrutora não passou para a fase de apresentações ao vivo do programa: