Casos de queimadura por fogo acendem alerta sobre os protetores solares em spray

Algumas marcas apresentam substâncias inflamáveis e foram recolhidas nos Estados Unidos

por AFP / Relaxnews 24/07/2013 14:22

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

AFP PHOTO/FILES/Torsten BLACKWOOD
A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA recebeu reclamações de pessoas que se queimaram ao usar protetor solar em spray próximo ao fogo (foto: AFP PHOTO/FILES/Torsten BLACKWOOD )
O protetor solar em spray talvez represente risco de pegar fogo se usado perto de uma chama, como a de uma churrasqueira, por exemplo. É o que adverte o órgão que regula alimentos, remédios e produtos em geral usados pelos norte-americanos, a Food and Drug Administration (FDA).

Nos Estados Unidos, aconteceram cinco casos de pessoas que usaram protetor solar em spray, sofreram queimaduras por fogo e precisaram de assistência médica. Os produtos, incluindo 23 embalagens da marca popular Banana Boat, foram recolhidos.

Embora o protetor solar por si só não seja inflamável, a embalagem que pulveriza é semelhante a outros itens em spray, como desodorantes, inseticidas, tintas e outros. Quando usados na forma de aerossol, eles podem se tornar inflamáveis, conforme explica Darrell Rigel, professor clínico de dermatologia na Universidade de Nova York. Normalmente, o álcool evapora dentro de um minuto ou dois, ou seja, o risco de incêndio é baixo, mas existe.

Como os incidentes relatados ao FDA ocorreram depois que o protetor solar tinha sido aplicado, a advertência por parte do órgão é de que ainda há risco de incêndio mesmo depois que o produto está seco.