Vitamina C é inimiga dos radicais livres

Recomendação é que se evite a vitamina sintética, na forma de comprimidos, e procure consumí-la na alimentação

por Agência Estado 09/04/2013 10:35

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Renato Weil/EM/D.A Press
É melhor não abusar, pois a ingestão em doses muito elevadas pode trazer problemas como diarreias e até mesmo náuseas (foto: Renato Weil/EM/D.A Press)
Quem é que quando esteve gripado ou resfriado não ouviu aquela famosa frase: "tome vitamina C e cama...", ou seja, vitamina C e repouso para combater o vírus que atacou o organismo. Na verdade, esta vitamina se tornou altamente popular, devido ao alto poder antioxidante, protegendo o corpo contra algumas doenças e retardando os processos degenerativos do envelhecimento.

A vitamina C, também é conhecida como ácido ascórbico e é uma das 13 substâncias que fazem parte do grupo das vitaminas essenciais para o funcionamento adequado do organismo. O ácido ascórbico tem uma particularidade: é hidrossolúvel, o que significa que nosso corpo absorve a quantidade necessária de vitamina e o excesso é eliminado pelo organismo, notadamente através da urina.

E qual a quantidade deve ser ingerida por dia? Segundo pesquisadores da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, o ideal é que cada indivíduo ingerisse cerca de 100 a 200mg de ácido ascórbico diariamente. E a recomendação é que se evite a vitamina sintética, na forma de comprimidos e procure-se conseguir a vitamina C via alimentação natural.

E onde encontramos a vitamina C? Ela está presente nas frutas cítricas (limão, laranja, lima, tangerina, acerola, grapefruit), tomates, morangos, pimentão-doce e brócolis.

Mas atenção: é melhor não abusar, pois a ingestão em doses muito elevadas pode trazer problemas como diarreias e até mesmo náuseas.