Acredite se quiser

Astrólogo carioca acredita que Da Vinci pintou cada personagem de A última ceia com as características dos postos astrais, mas tem quem diga ser tudo uma baboseira mística

por 02/05/2015 00:13
Reprodução
Reprodução (foto: Reprodução )


Ao se juntar para a derradeira refeição de Jesus Cristo, os apóstolos digeriram mais do que pão, vinho e a traição de um deles. Encarnaram também os 12 signos do zodíaco, num banquete astrológico que Leonardo da Vinci (1452–1519) marinou em sua obra-prima A última ceia. A teoria embasa Leonardo astrólogo – O jogo de símbolos na Santa Ceia. O céu é o limite para que, em 631 páginas, o astrólogo carioca Pedro Tornaghi aponte indícios de que Da Vinci deliberadamente pintou cada discípulo com as características dos postos astrais.

De uma cabeceira à outra, de Simão (Áries) a Bartolomeu (Peixes), os sinais estão lá. Quando retrata Filipe (quarto apóstolo da direita para a esquerda) de pé e curvado, o italiano alude à quarta casa zodiacal, Câncer, segundo o autor. “O caranguejo assume posturas difíceis de ser sustentadas.” Se o leonino não leva desaforo para casa, o apóstolo Tiago Menor reage à traição anunciada por Cristo como afronta direta. Já o dedo em riste de Tomé escancara o espírito crítico de quem quer ver para crer. Clássico virginiano.

Para Tornaghi, nenhuma pincelada é gratuita. “Frente à anunciação da traição de Judas, Da Vinci pode explorar como cada um dos 12 apóstolos ou dos 12 signos reagiria em um momento extremo.” Judas Iscariotes representa o instintivo Escorpião. Na imagem, ele derruba o sal com o braço direito. Adicionado para preservar o alimento, o elemento criaria a ilusão de eternidade.  Derrubá-lo “significa colocar à prova o falso divino e revelar o real”, diz Tornaghi.

Para o calendário contemporâneo, Da Vinci nasceu às 22h do dia 23 de abril. Percebe-se. “Como bom taurino, era um homem prático. Bem pago para pintar uma ceia no refeitório de um convento, uniu o útil ao agradável, colocando seu conhecimento na obra encomendada.” Da Vinci foi próximo do astrólogo Paolo Toscanelli, referência na Florença do século 15, e de Sandro Botticelli, que encharcou o quadro A primavera com referências a Áries e Libra, que representam o início da estação florida no norte e no sul, diz o autor.

Os astros teriam estrelado mais áreas da Renascença. “Quem ler Hipócrates verá que ele relacionava o mais simples resfriado com a passagem de Saturno por alguma estrela.” O astrólogo Maurice Jacoel ratifica a popularidade da teoria. A própria figura de Cristo no afresco “forma um triângulo perfeito, símbolo de estabilidade”. Os primeiros papas, afirma, “eram escolhidos em função do mapa astrológico”.

Pop entre astrólogos brasileiros, a tese da “ceia astral” é “um absurdo estúpido” para Martin Kemp, professor em Oxford e considerado a maior autoridade no mundo em Da Vinci. “Leonardo odiava toda essa baboseira mística.” Procurada, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) não quis se manifestar.

Analogias

Embora muitos não saibam, o afresco A última ceia, de Leonardo da Vinci, pode ser uma aula de astrologia. No Brasil, quem apontou a correlação entre os 12 signos zodiacais e a famosa pintura foi Emma Costet de Mascheville (1903–1980), figura proeminente do panteão astrológico nacional.

Dona Emy, como era chamada por seus alunos, foi importante divulgadora da cena astrológica dos anos 1970. Com base na obra de Da Vinci, dona Emy explicava os signos, suas funções e missões. E foi lá nos idos anos 1970, quando a maioria dos astrólogos brasileiros mergulharam no estudo e na pesquisa dessa antiga arte, que Pedro Tornaghi começou seus estudos astrológicos pelas mãos da carismática Emy.

Astrologia pressupõe capacidade de estabelecer relações, correlacionar sinais, símbolos e analogias entre movimentos celestes, mitologias e crenças. É o que Pedro Tornaghi faz no livro Leonardo astrólogo, levando o leitor a percorrer a trilha astrológica com leveza e graça, sem perder, contudo, a consistência e o encadeamento entre imagem e significado, entre sinal e representação.



Leonardo astrólogo – O jogo de símbolos na Santa Ceia
. Editora Record
. De Pedro Tornaghi
. 632 páginas. R$ 80

MAIS SOBRE PENSAR