ORELHA

por 14/03/2015 00:13
Segredos de Nicolas Behr
O projeto da coleção Leve um livro nasceu com um nobre objetivo: levar a poesia para o maior número de pessoas. Assim, escritores de todo o país escreveram microantologias. Feitos especialmente para a coleção, com projeto gráfico exclusivo, os exemplares são distribuídos gratuitamente em 20 pontos de Belo Horizonte. É de Nicolas Behr o ótimo Nove poemas e um segredo. Já participaram do projeto Ana Martins Marques, Bruno Brum, Ana Elisa Ribeiro, Carlos Ávila, Chacal, Fabiano Calixto, Maria Rezende, Mônica de Aquino, Simone Andrade Neves, Renato Negrão e Fabrício Marques, entre outros. Mais informações: www.leveumlivro.com.br. A seguir, dois poemas de Behr:

a infância
é a camada fértil
da vida

te amo
24 horas
por segundo



Olhar sobre o homem
A Editora Zahar acaba de lançar o livro Cultura e personalidade – Margareth Mead, Ruth Benedict e Edward Sapir. O que, no comportamento humano, pode ser atribuído à cultura e o que é determinado pela personalidade? Como os indivíduos se ajustam aos padrões predominantes em suas sociedades? Na coletânea, organizada por Celso Castro, três dos mais importantes antropólogos do século 20 analisam essas e outras questões de forma instigante e original.


Versos quase peruanos
A escritora e psicanalista mineira Raquel Junqueira Guimarães está lançando hoje, pela Editora Cas'a'screver, o livro Poemario, inspirado na poesia "El río", do peruano Javier Heraud. A edição é bilíngue (português/espanhol), com tradução de Miguel Coletti, poeta do Peru. O lançamento está marcado para as 11h, na Avenida Brasil, 75, Bairro Santa Efigênia.


Lacan e a comédia
Será lançado hoje, pela Editora UFMG, o livro A ética do bem-dizer nos estudos lacanianos sobre a comédia , de Laura Lustosa Rubião. O evento está marcado para as 11h30, na Livraria Scriptum, Rua Fernandes Tourinho, 99, Funcionários. Laura é psicanalista, doutora em literatura pela Faculdade de Letras da UFMG e membro da Escola Brasileira de Psicanálise.


Final de análise
A mineira Regina Beatriz Silva Simões lança hoje, a partir das 11h, na Livraria Quixote, o livro Final de análise. “Endereço esta leitura aos que se arriscam a percorrer os trajetos da psicanálise. Apresento fragmentos escolhidos de uma pesquisa que mais se aliaram à minha experiência clínica e me possibilitaram a aventura de prosseguir no caminho proposto por Freud e sustentado por Lacan em que a palavra e a escrita ocupam lugares privilegiados”, afirma a autora. O espaço fica na Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi.


Jair Raso
Quarta-feira, às 19h, o dramaturgo, filósofo e neurocirurgião mineiro Jair Raso lança o livro A caneta que mata – crônicas médicas; outras nem tanto, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21, Funcionários). O autor relembra sua infância em Desterro do Melo, interior de Minas, e revela sua paixão pela obra de Noel Rosa, Guimarães Rosa, Millor Fernandes, Dostoievsky e Ingmar Bergman. O livro do diretor do grupo teatral Cara de Palco tem prefácio assinado pelo dramaturgo Cunha de Leiradella.


Samurai hacker
Considerado pela revista Time um dos 100 melhores romances em língua inglesa, o livro Snow crash (Aleph), de Neal Stephenson, ganha nova edição no Brasil. Lançado pela primeira vez em 2008 com o título Nevasca, o best-seller americano conta com nova capa, texto revisado e traz o título original. Ao lado de Neuromancer, de William Gibson, Snow crash abrange o entendimento dos conceitos de ciberespaço e identidade virtual. Stephenson é colaborador da revista norte-americana Wired, para a qual escreve sobre tecnologia. Também é consultor futurista em empresas de influência global, como o Google.

MAIS SOBRE PENSAR