Caçada no Brooklyn

Livro de Lawrence Block, que virou filme, mantém a tradição de qualidade dos romances policiais americanos

por 17/01/2015 00:13
Buena Vista/divulgação
Buena Vista/divulgação (foto: Buena Vista/divulgação)

Em um país como os Estados Unidos, onde surgiram mestres do romance policial como Dashiel Hammett, Raymond Chandler e James Ellroy, entre tantos outros, Lawrence Block já tem seu nome assegurado nessa galeria de famosos. Nascido em 1938, na cidade de Búffalo, no estado de Nova York, seus primeiros textos, publicados sob pseudônimo, saíram por encomenda de editoras especializadas em literatura pornográfica de qualidade questionável.

You can’t loose, o primeiro livro em que Block ousou colocar seu nome, saiu em 1957. Desde então, o autor americano vendeu milhões de exemplares. De todos os seus personagens, o mais famoso é o detetive Matthew Scudder, astro do romance A walk among the tombstones, lançado no Brasil com o título Caçada mortal (Record), com tradução de Gustavo Mesquita.

Com todos os ingredientes de uma boa história policial, essa trama chegou ao cinema pelas mãos do diretor Scott Franck, com Liam Neeson no papel principal. O ator irlandês interpreta o detetive particular Matt Scudder, contratado por um traficante de origem libanesa, Kenan Khoury, para encontrar – e matar – os sequestradores de sua mulher, Francine. Depois de pago o milionário resgate, os bandidos devolveram ao marido o corpo esquartejado da moça.

A princípio, Scudder, por questões éticas, resiste em trabalhar para um traficante. Mas acaba aceitando a tarefa. Peter Khoury, irmão de Kenan, era seu colega nos Alcoólicos Anônimos, e isso acabou sensibilizando o detetive.

Porém, uma tenebrosa jornada o espera. Com a ajuda do morador de rua TJ, da prostituta Elaine, que se faz passar por historiadora de arte, de um policial amigo e de dois hackers, ele vai à luta, apostando em seu faro. Scudder descobre ligações entre o cruel assassinato de Francine e casos não desvendados pela polícia nova-iorquina.

Com direito a reviravoltas inesperadas, típicas das boas tramas policiais, o livro de Lawrence Block reserva bons momentos ao leitor – mesmo para quem já conferiu a performance de Liam Neeson no cinema.

CAÇADA IMORTAL
• De Lawrence Block
• Record
• 368 páginas, R$ 40

MAIS SOBRE PENSAR