Orelha

por 25/10/2014 00:13
Arquivo EM
None (foto: Arquivo EM)
Amor de índio

Moqueca de maridos, de Betty Midlin (Editora Paz & Terra), é uma das mais importantes antologias já editadas no Brasil. Fora de catálogo há 17 anos, o livro, que já foi traduzido em diversos idiomas, recolhe mitos eróticos de vários povos das florestas brasileiras, como os Makurap, Tupari Wajuru e Aruá, entre outros. Betty recuperou as histórias por meio de narradores indígenas, traduziu e organizou o material. É, ao mesmo tempo, um documento antropológico e literário. Tendo sempre o amor como fio condutor, o livro apresenta mitos fantásticos e põe em cena figuras improváveis, como homens menstruados, mulheres sem vagina, mães que devoram filhos e gente que copula com espíritos. O livro traz ainda dois ensaios, do antropólogo e linguista Maurizio Gnerre e da própria Betty Mindlin, que analisam as principais características das histórias reunidas. Mais que aprender sobre os indígenas, o leitor tem à frente um espelho sobre suas próprias fantasias e sexualidade.


Filosofia

Organizada por Marilena Chauí e Juvenal Savian Filho, a coleção Filosofias: o prazer de pensar chega ao 32º volume. Os dois lançamentos da Martins Fontes que chegam às livrarias são os ensaios A certeza, de Roberto Bolzani Filho, e O Estado, de Adriana Mattar Maamari. Em pequeno formato, com bibliografia e indicações de leitura, os volumes que integram a série seguem as indicações curriculares para o ensino médio.


Dia D

O Instituto Moreira Salles (IMS) organiza a quarta edição do Dia D – Dia Drummond. O objetivo é fazer com que o dia 31 de outubro, data do nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987 - foto), seja comemorado e faça parte do calendário cultural do país. A grande novidade deste ano é o lançamento do filme de 60 minutos Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade, produzido pelo IMS, com roteiro e direção de Eucanaã Ferraz e fotografia de Walter Carvalho.


Odisseu

A Cosac Naify está anunciando nova edição do clássico A odisseia, de Homero, com tradução e introdução do livre-docente de língua e literatura grega Christian Werner – além de apresentação do homerista americano Richard Martin, posfácio do escritor e professor de filosofia Luiz Alfredo Garcia-Roza e, em apêndice, um texto de Kafka e um poema de Kaváfis. O livro chega em duas versões gráficas, sendo que a edição especial será acompanhada de 26 pranchas encartadas e sobrecapa com colagens do artista plástico Odires Mlászho.


Pensar a vida

A Editora Autêntica lança em breve dois títulos da coleção Práticas docentes, ambos voltados para o campo da filosofia. O primeiro, Sobre a felicidade, de Marcos Antônio de Paula, mostra como os grandes pensadores trataram o tema da felicidade individual. O outro volume, Filosofia como esclarecimento, escrito por Bruno Guimarães, Guaracy Araújo e Olímpio Pimenta, acompanha o desenvolvimento da relação entre o exercício da razão e a conquista da liberdade. Nos dois casos, a tarefa é buscar o poder libertador do pensamento a partir de questões da vida real.


Erotismo

O selo Nemo está lançando, em edição de luxo, a mais ousada HQ de Moebius e Jodorowsky, Garras de anjo. Dirigido a adultos, o álbum traz ilustrações provocantes e prosa poética que fizeram dele uma espécie de tabu, o que explica que só agora tenha chegado aos leitores brasileiros. A história tem como personagem central uma mulher que, depois de viúva, decide explorar os limites de sua sexualidade.


Lançamentos

Será hoje, às 15h, no espaço cultural Casinha (Rua Juiz de Fora, 114, Barro Preto), o lançamento do combo-gráfico Jardim do seu Neca, da artista Ana Rocha. A pesquisa da artista partiu da elaboração do inventário botânico afetivo do jardim cultivado por Manoel José dos Santos, o seu Neca, na vila de Mangue Seco (BA). Além do lançamento, a Polvilho Edições apresenta um esboço de seu novo projeto, a Amostra 3/3, no qual grupos e coletivos apresentarão ao público produções impressas independentes. O lançamento contará ainda com oficina de horta e jardinagem, às 9h, e uma edição do Sarau Vira-Lata, a partir das 20h. Entrada franca para toda a programação.

• • •

A psicanalista Paula Vaz lança hoje, às 11h30, na Livraria Scritum, Rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi, o livro Não se sai de árvore por meios de árvore, ensaio sobre o poeta francês Francis Ponge (1899-1988). A publicação vem acompanhada de um CD, com 20 faixas, com trechos da obra de Ponge recitados pela autora.

MAIS SOBRE PENSAR