ORELHA

por 18/10/2014 00:13
AP/File
AP/File (foto: AP/File)

 

Detetive de
outro mundo

Todo mundo conhece Sherlock Holmes e seu criador, sir Arthur Conan Doyle. O que muita gente não sabe é que o médico e escritor inglês foi autor de dezenas de outras obras, de ficção e história, entre elas as protagonizadas pelo excêntrico personagem George Edward Challenger. E é desse tipo cético e irratadiço que acaba de ser lançado no Brasil o volume A terra da bruma, em bela edição comentada da Zahar, com tradução de Maria Luiz X. de A. Borges, apresentação de Bruno Zeni e notas de Bruno Costa. No romance, o professor Challenger está perto de aceitar que a morte pode não ser a fronteira final. O curioso Conan Doyle era um estudioso do espiritismo e dos fenômenos paranormais e levou essa paixão para o romance.

Clássico HQ

Mais uma adaptação de um clássico da literatura ganha formato em HQ. Desta vez é Coração das trevas, de Joseph Conrad, lançado pela Editora Veneta. Os autores da versão são a ilustradora Catherine Anyango e o roteirista David Zane Mairowitz.

Escravidão

Considerado um clássico, embora conhecido apenas por especialistas, finalmente ganha edição em livro o estudo Da escravidão ao trabalho livre – Brasil, 1550-1900, de Luiz Aranha Corrêa do Lago. Defendida como tese de doutorado na Universidade de Harvard, em 1978, o livro trata da transformação política, social e econômica que forjou o Brasil moderno. Com quase 800 páginas, a obra reúne conjunto de estatísticas sobre circulação de pessoas, moedas e mercadorias na Colônia, no Império e nos primeiros anos da República Velha, destacando ainda as especificidades regionais do processo de transição para o trabalho livre no país. A apresentação é de Alberto da Costa e Silva. Edição da Companhia das Letras.

Mapa da história

O historiador Jerry Brotton teve uma grande ideia e realizou uma obra excepcional: A história do mundo em doze mapas, que está sendo lançada no Brasil pela Zahar. No livro ele analisa 12 imagens, da Antiguidade às fotos do Google Earth, mostrando como elas ajudam a entender a relação do homem com seu tempo, com o espaço e com o sentido da história. Entre os mapas estudados estão a perspectiva cristã, centrada em Jerusalém; um mapa do século 12 com o Sul no topo, seguindo a tradição muçulmana; e a primeira visão globalizada do planeta, registrada pelo português Diogo Ribeiro, no início do século 16, entre outras.

Romance duro

Ao lado da reedição da obra policial de Georges Simenon, da qual cinco títulos com o inspetor Maigret já estão disponíveis, a Cia. das Letras anuncia agora a publicação dos chamados “romances duros” do autor, novelas psicológicas de alta voltagem. A estreia, que chega às livrarias na semana que vem, será com A neve estava suja, obra-prima do autor, um estudo sobre a mente de um jovem delinquente, publicado originalmente em 1942. A obra de Simenon também está sendo relançada no Brasil simultaneamente pela editora L&PM.

Mais Foucault

A Editora Paz & Terra está reeditando parte de seu importante catálogo da área de ciências humanas. Acaba de mandar para as livrarias cinco títulos de Michel Foucault. O primeiro é Isto não é um cachimbo (foto), que ganha nova capa e apresentação. Publicado pela primeira vez em 1968, o livro é uma homenagem do filósofo ao artista René Magritte. O outro volume é a coletânea de ensaios do pensador francês, Microfísica do poder. Por fim, ganha nova edição a trilogia História da sexualidade, com os volumes “Vontade de saber”, “Uso dos prazeres” e “O cuidado de si”.

Lançamentos

Abaporu… hipocrisias, de Marco Antonio Mastrobuono
tem lançamento segunda-feira, a partir das 20h, na Livraria Leitura do BH Shopping. O autor é presidente do Instituto Alfredo Volpi de Arte Moderna e colecionador de arte.
O livro trata sintetiza o modo como, no Brasil, o poder
público e a burocracia estatal têm concebido a preservação
do patrimônio cultural. O propósito de Mastrobuono é defender os direitos do colecionadores, marchands e galeristas, que, de acordo com ele, ganham a vida em regime de competição e liberdade de iniciativa.

•••

O livro Modernidade toda prosa, de Eneida Maria
de Souza e Marília Rothier (Leya e Casa da Palavra),
será lançado hoje, às 11h, na Livraria Quixote,
Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi.

MAIS SOBRE PENSAR