Orelha

por 20/09/2014 00:13
A sintaxe
de Alécio




Sintaxe urbana (foto), obra póstuma do jornalista e escritor mineiro Alécio Cunha, será lançada hoje, às 11h30, na Livraria Scriptum (Rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi). O livro ficou pronto em 2009, pouco antes da morte do autor, aos 40 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC). O volume traz 28 poemas curtos e haikais que homenageiam lugares e personalidades de BH. A apresentação é assinada por Mário Alex Rosa, responsável pela edição, e pelo jornalista e crítico de música Kiko Ferreira. Alécio deixou outros dois livros de poesia (Lírica caduca e Mínima memória) e um ensaio sobre o pintor Mário Mariano. Informações: (31) 3223-1789 e 3223-7226.

Nova edição
de Paradiso




A Editora Estação Liberdade está lançando Paradiso, livro do escritor cubano José Lezama Lima (1910-1976), um dos nomes mais importantes da literatura latino-americana. Editor, romancista, poeta e ensaísta, Lima é considerado o terceiro nome da “santíssima trindade” literária da Ilha – os outros são Guillermo Cabrera-Infante e Alejo Carpentier.

***

O romance Paradiso levou 20 anos para ficar pronto. Asmático e às voltas com dilemas sobre sua sexualidade, o protagonista José Cemí conduz o leitor pela trama marcada por referências a Dante, Goethe, Voltaire e à América criolla. A edição brasileira traz textos introdutórios assinados por Eloísa Lezama Lima – escritora, professora de literatura, irmã do autor e divulgadora de sua obra.

Sarau animado



Jornalista, escritor e professor universitário, o fluminense Vitor Menezes lança hoje, às 11h, na Livraria Mineiriana o volume de crônicas e contos Eu transaria com os mortos (E-papers). A manhã de autógrafos vai contar com a presença do grupo lítero-musical Mutável Saralho Band (foto), integrado por Jorge Rocha, João Guilherme Dias, Alex Bessas e Priscila Zavagli (leitores), Diogo Fabrin (gaitas), Heberth Zschaber (piano) e Hash Golem (guitarra). A livraria fica na Rua Paraíba, 1.419, Savassi.

Amor e drama



A Companhia das Letras acaba de lançar o romance Americanah, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. A partir da história de amor entre Ifemelu e Obinze, africanos obrigados a enfrentar a separação e a necessidade de deixar o país natal, a jovem autora discute o preconceito racial e a dificuldade do imigrante para se adaptar a outras culturas. O livro deu a Adichie o National Book Critics Circle Award. Lupita Nyong’o, vencedora do Oscar de melhor atriz este ano, comprou os direitos de adaptação da obra para o cinema.

Da coxia à livraria

O teatro está em alta nas livrarias brasileiras. Várias editoras têm apostado em textos escritos para os palcos. A Giostri, que tem 500 autores em seu catálogo, acaba de lançar um box com quatro volumes contendo 16 peças de Lauro César Muniz. A Funarte editou dois livros intitulados O teatro seleto de Chico de Assis. Por sua vez, a Patuá publicou a série Palavras para teatro – Sete vezes dramaturgia, com textos de integrantes do Centro de Dramaturgia Contemporânea. Entre eles estão Marcos Gomes e Paula Autran.

MAIS SOBRE PENSAR