Orelha

por 26/04/2014 00:13
Wikipedia Commons/Divulgação
Wikipedia Commons/Divulgação (foto: Wikipedia Commons/Divulgação)


O téologo e o comunista
 
Num diagnóstico rápido, a contemporaneidade poderia ser definida como a era do fim das grandes narrativas (entre elas o comunismo) e o retorno do teológico, muitas vezes na figura de fundamentalismos e outros desvios. Mas o debate tem convocado muita gente boa, além da simples condenação cientificista da religião, na linha de Richard Dawkins. E é essa polêmica que anima o livro A monstruosidade de Cristo, que contrapõe o filósofo Slavoj Zizek e o teólogo John Milbank. Zizek, como é de seu estilo, mistura Hegel, Lacan e Hitchcock para propor uma leitura dialética do cristianismo, saudando a negação da transcendência no evento da encarnação de Deus num indivíduo humano. John Milbank, por sua vez, apoiado em Agostinho e mestre Eckhart, defende uma visão de Cristo como paradoxo, simultaneamente humano e divino. O lançamento é da Editora Três Estrelas.


Capitoa

A escritora Bernadette Lyra revela, em seu romance histórico, a vida emocionante de Luiza de Grimaud, uma das primeiras mulheres a comandar um estado brasileiro, o Espírito Santo, em pleno século 16. O livro A capitoa mistura ficção com elementos da realidade histórica. A vida das mulheres, protagonistas da novela, se desenrola numa sesmaria selvagem, em meio a índios, fidalgos, degredados, bastardos, piratas, escravos e traições.


Inquieto




Depois de Paulo Leminski e Ana Cristina César, outro poeta que ajudou a definir a sensibilidade lírica contemporânea no Brasil, Waly Salomão (1943-2003 - foto) também ganha edição de sua obra completa pela Companhia das Letras. Poesia total vai reunir todos os livros de versos do autor, do já clássico Me segura que eu vou dar um troço ao Pescados vivos. O volume trará ainda seção com letras de canções (Waly foi parceiro de Caetano, Gil e Macalé, entre outros) e estudos assinados por Antonio Cícero, Francisco Alvim e Davi Arrigucci Jr.


Imagem

A Editora G. Gili está lançando dois livros sobre fotografia bastante singulares. O primeiro é Leia isso se quer tirar fotos incríveis, de Henry Carroll, que quebra as convenções mais correntes na área dos manuais de iniciação à fotografia. Nada de gráficos, jargões e quinquilharias. A ideia do autor é mostrar imagens icônicas, antigas e modernas, e a partir delas apresentar elementos como luz, composição e lentes. A base de tudo é a observação e o bom gosto. O outro lançamento, que dá um passo à frente, é Por trás da imagem. Pesquisa e prática em fotografia, de Anna Fox e Natascha Caruana. O candidato a fotógrafo é estimulado a pensar o que gostaria de fotografar e, a partir daí, como organizar todas as fases de uma pesquisa, do desejo inicial ao financiamento do projeto.


Distopia



A brasileira Marcela Mariz (foto) mora nos EUA há quase 10 anos, onde trabalha como advogada. A carioca, que também é atriz e roteirista, escreveu em inglês o livro de ficção científica The chosen of Gaia, que ela mesma publicou na Amazon. Mais de 20 mil e-books depois, o livro chega ao Brasil, em tradução de Santiago Nazarian, pelo selo Gutenberg. O romance narra a história de um jovem de 15 anos, Albert, escolhido para pertencer a uma sociedade avançada, que logo percebe que há algo estranho por trás de tanta perfeição.


Para crianças

A ideia é do romancista italiano Alessandro Baricco: recontar grandes histórias para jovens leitores. Para isso, foram escolhidos escritores contemporâneos, que elegeram suas obra favoritas. Chegam agora às livrarias dois títulos da série: O nariz, de Gógol, recontado por Andrea Camilleri; e Don Juan, com texto do próprio Baricco. Os próximos livros já foram anunciados, Cyrano de Bergerac, de Edmond Ronstand, recontado por Stefano Benni; e Crime e castigo, de Dostoiévski, por Abraham B. Yehoshua. Os lançamentos são do selo Galera, da Record.


Lançamentos

Lucia Helena Monteiro Machado lança o livro Retratos em busca de uma história, segunda-feira, às 19h, no BDMG Cultural, Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes, (31) 3219-8486.

A construção social do acesso público à informação no Brasil – Contexto, historicidade e repercussões, organizado por Maria Aparecida Moura, tem lançamento terça-feira, às 16h Biblioteca Central da UFMG, câmpus Pampulha, Avenida Antônio Carlos, 6.627.

Depois do sucesso com a ficção chick-lit Freud, me tira dessa!, a jornalista Laura Conrado lança seu segundo romance escrito sob as bênçãos do pai da psicanálise, Freud, me segura nessa! No enredo, as mesmas angústias femininas frente às escolhas afetivas. Terça-feira, às 19h, na Livraria Leitura do Pátio Savassi, Av. do Contorno, 6.061, São Pedro.

MAIS SOBRE PENSAR