Orelha

por 22/02/2014 00:13
Susana Vera/Reuters
Susana Vera/Reuters (foto: Susana Vera/Reuters)


Linguagem e política

Um dos mais importantes pensadores contemporâneos, Tzvetan Todorov tem sua obra traduzida no Brasil e lançada pela Editora Unesp, na Coleção Todorov. A série, que lançou em janeiro o livro Teoria da literatura, vai abranger títulos relacionados às áreas de literatura, antropologia e linguística. O segundo livro, que chega às livrarias no mês que vem, é A vida em comum. Em seguida estão previstos Simbolismo e interpretação, Teorias do símbolo e Crítica da crítica. Nascido na Bulgária em 1939, Todorov vive na França desde a juventude, tendo se destacado por suas obras de filosofia, política e linguística. Atualmente, dirige do Centro de Pesquisa sobre Artes e Linguagem de Paris. Além de estudos no campo da linguagem, Todorov é também crítico ferrenho das ações internacionais americanas, que propõem levar o discurso da democracia e dos direitos humanos a países menos desenvolvidos por meio de tropas militares, impondo valores sociais e políticas econômicas.

Pensar o design

A Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) está lançando dois volumes dos Cadernos de estudos avançados em design, com organização de Dijon de Moraes, Flaviano Celaschi e Regina Álvares Dias. Emoção e humanismo são os temas das publicações, que são bilíngues (português/inglês). Informações: eduemg.uemg.br/.

Murilo completo

A Editora Cosac Naify anunciou que vai reeditar a obra completa de Murilo Mendes (1901-1975). O primeiro título será uma nova antologia poética, prevista para agosto, organizada por Júlio Castañon Guimarães e Murilo Marcondes de Moura. Em setembro, chegam às livrarias Poemas (1930) e o livro de memórias A idade do serrote (1968). Em outubro sai o volume de poesia Convergência (1970). A editora promete volumes com texto definitivo e estudos inéditos, além de material iconográfico, como o retrato do escritor por Guignard (foto).




Mais Galbraith

Depois do sucesso – e da surpresa – com O chamado do cuco, J. K. Rowling (foto) anuncia novo romance policial com pseudônimo de Robert Galbraith: The silkworm. A dupla formada por Cormoran Strike e Robin Ellacott, depois de investigar a morte de uma modelo anoréxica, agora enfrenta o mistério de um escritor que é assassinado depois de espalhar segredos e ofensas para todo lado. Pelo visto, a escritora encontrou um sucessor para Harry Potter e tem tudo para emplacar mais um sucesso serial. No Brasil, Rowling/Galbraith assina seus livros pela Rocco.




Livro em revista

Uma revista para quem ama os livros. O terceiro número de Livro, editada pelo Núcleo de Estudos do Livro e Edição e pela Ateliê Editorial, mantém o padrão de qualidade das primeiras publicações, com estudos de autores brasileiros e estrangeiros. No dossiê, ensaios sobre o livro infantil e juvenil no Brasil, Argentina e França. Outras seções interessantes de Livro são “Almanaque”, com textos de Walnice Galvão e Antonio Dimas; “Bibliomania”, que traz depoimentos de Luís Bueno e Michel Melot; e “Debate”, que trata do preconceito e intolerância em Monteiro Lobato.

Brasileiro de coração


Passou sem maiores comemorações no ano passado o centenário de nascimento do médico Noel Nutels (1913-1973). Ucraniano, Nutels foi um dos mais destacados sanitaristas que atuaram no Brasil, sobretudo no desafio de levar saúde às populações indígenas. Por isso merece atenção o relançamento de O índio cor-de-rosa, de Orígenes Lessa (1903-1986), que está saindo pela Global. Além de narrar o trabalho de Nutels como sanitarista, Lessa traz histórias da convivência do médico com os irmãos Villas-Bôas, Darcy Ribeiro, Rubem Braga, Ariano Suassuna e Ascenso Ferreira.

Crítica e criação

Um dos mais respeitados críticos de arte do país, autor de livros sobre Amilcar de Castro, Nelson Félix e El Greco, o paulistano Rodrigo Naves está de volta à ficção. Quinze anos depois O filantropo, ele lança na semana que vem A calma dos dias, pela Companhia das Letras.

MAIS SOBRE PENSAR