Orelha

por 23/11/2013 00:13
Albert Olive/AFP
Albert Olive/AFP (foto: Albert Olive/AFP)


Angústia literária

Em 1970, o crítico norte-americano Harold Bloom lançou o livro A angústia da influência, que se tornou um clássico na área dos estudos literários. Aos 83 anos, Bloom retoma seu conceito na obra A anatomia da influência – Literatura como modo de vida, que está sendo lançado no Brasil pela Objetiva. Ao ampliar e rever sua análise anterior, Bloom traz nova argumentação para a defesa de que a influência trabalha com a imaginação literária. O crítico escolhe dois autores, entre os mais marcantes da literatura em língua inglesa – William Shakespeare e Walt Withman –, para mostrar como a imitação, a influência e a mimese operam no âmbito da criação literária. O próprio Bloom atestou que o livro traz sua “reflexão definitiva sobre o processo de influência literária”.

Pensamento crítico

Dois novos estudos sobre a crítica literária no Brasil chegam às livrarias. Crítica literária contemporânea, organizado por Alan Flávio Viola (Civilização Brasileira), reúne ensaios que tematizam o novo momento da literatura nacional, em termos criativos e de reflexão teórica. Entre temas dos ensaios estão a poesia contemporânea, a autoficção e o memorialismo, tratados pela nova geração de críticos que vem da academia. Outra coletânea importante é A crítica literária brasileira em perspectiva, organizada por Rogério Cordeiro, que recolhe ensaios sobre o pensamento crítico, do romantismo
aos contemporâneos.

Novos latinos

A coleção Otra língua, de Editora Rocco, que vem apresentando novos autores latino-americanos aos leitores brasileiros, está com dois novos títulos nas livrarias: Os lemmings e outros, do argentino Fabián Casas, e O corpo em que nasci, da mexicana Guadalupe Nettel. A coleção, coordenada por Joca Reiners Terron, já lançou romances de Horacio Castellanos Moya, Mario Lvrero, César Aira e Roberto Arlt.

Filosofia no Brasil


Será lançado hoje, na Quixote Livraria (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi), o livro História da filosofia no Brasil – O período colonial (1500-1822), de Paulo Margutti (Edições Loyola). Primeiro volume de uma trilogia, o estudo abrange a filosofia portuguesa na época da colonização do Brasil e a filosofia brasileira no período colonial. Além das visões de mundo dos filósofos brasileiros, Margutti estuda a visão de mundo de pensadores dos três séculos abarcados pelo volume. Entre os filósofos e pensadores analisados estão Padre Vieira, Gregório de Mattos, Claudio Manuel da Costa, Joaquim do Amor Divino Caneca e Hipólito da Costa.

Filosofia alemã

A Editora Unesp prepara lançamento de dois títulos de filósofos alemães para o mês que vem. De Jürgen Habermas publica o clássico Teoria e práxis, estudo que aborda a hegemonia do cientificismo e interpreta o declínio da doutrina clássica da política a partir do advento da moderna “ciência da política” inaugurada por Hobbes. Já Três estudos sobre Hegel, de Theodor Adorno, busca elementos da análise filosófica clássica hegeliana para discutir as raízes da filosofia crítica da Escola de Frankfurt.

Duas vezes Freud

A coleção Para ler Freud lança dois  volumes. Em O amor de si, o psicanalista Augusto Nicéas estuda o fenômeno do narcisismo nos tempos do criador da psicanálise e na sociedade contemporânea, como conceito que explica relações e laços sociais limitados. Já a relação entre neurociência e a psicanálise na obra de Freud é resgatada por Benilton Bezerra Jr. em Projeto para uma psicologia científica. Os lançamentos são da Civilização Brasileira.

Seminário, adeus

O que leva os meninos a deixarem suas casas em busca da realização da vocação religiosa no seminário? E por que alguns anos depois muitos abandonam o claustro e fazem o caminho de volta ao mundo secular? Para responder essas perguntas, Antonio Carlos Bôa Nova escreveu o livro Fora da ordem – Do claustro ao mundo secular, que reúne depoimentos de 24 ex-jesuítas. Para José de Souza Martins, que assina o prefácio, o livro de Bôa Nova é uma “narrativa documental que, ao expor os dramas das vítimas de um modo particular de ser, expõe as vicissitudes de uma sociedade pretensamente moderna, mas mediada por arcaísmos persistentes”.







King e Kennedy


Para os aficionados pelos romances de Stephen King (foto), a Suma de Letras está lançando Novembro de 63, que trata do assassinato de John Kennedy em meio a trama sobre viagens no tempo e outros mistérios. Um romance  com a marca do mestre do suspense. E tem mais King. Um dos mais ambiciosos projetos do escritor, a série A torre negra, chega ao quinto e último volume de sua adaptação para quadrinhos. A batalha da colina de Jericó está sendo lançada em edição colorida e em capa dura, com roteiro de Peter David e ilustrações de Richard Isanove.

Cartilha de Tolstói

Além de romancista genial, Tolstói (1828-1910) foi o dedicado pedagogo, preocupado com o ensino das crianças que moravam perto de sua propriedade de Iásnaia Poliana, onde mantinha uma escola especial. Para ensinar as crianças, o escritor compilou uma série de histórias, fábulas e lendas, que formam os Contos da nova cartilha, que ganha edição pela Ateliê Editorial. As ilustrações são de alunos da escola russa.

MAIS SOBRE PENSAR