Orelha

por 06/07/2013 00:13
Arquivo EM
Arquivo EM (foto: Arquivo EM)

Poesia do mundo


Murilo Mendes – O poeta brasileiro em Roma, de Maria Bethânia Amoroso, recupera e analisa as impressões deixadas pelo poeta entre os italianos, no período em que ele viveu naquele país, entre 1957 e 1975. A autora, professora de teoria literária na Unicamp, pesquisou na Itália os vestígios da passagem de Murilo Mendes, recolocando o escritor no contexto do país no período, tanto em termos ideológicos como estéticos. Uma viagem pelo universo público e privado do poeta mineiro, que diz ainda das relações culturais entre o Brasil e a Europa na segunda metade do século 20.


Mercado aberto

A Geração Editorial foi a única editora brasileira presente na abertura da Seoul International Book Fair, Feira Internacional do Livro de Seul, maior evento literário da Ásia. A editora comprou três títulos do mais badalado romancista coreano da atualidade, Kim Young-ha, e ainda neste semestre vai publicar o primeiro deles, Flor negra, épico sobre a imigração de coreanos para o México, no início do século 20. A Geração Editorial já trabalha para levar autores brasileiros de seu catálogo para a Coreia.


Origem de Selvagens

Quem leu o romance Selvagem ou assistiu ao filme dirigido por Oliver Stone não deve ter esquecido os personagens Ben e Chon, dois amigos que arriscam tudo para salvar O., uma garota que eles amam. Escrito por Don Winslow, o romance mescla narrativa policial, suspense e erotismo, tudo em doses cavalares, assim como as drogas que atravessam a história do começo ao fim. Chega agora a vez de conhecer as origens do trio, com o romance Kings of cool, que está sendo lançado pela Intrínseca. A mesma pegada, humor e diálogos rápidos. E, para não faltar nada, dá-lhe violência e maconha hidropônica.


Sujeito e história

A obra do pensador italiano Giorgio Agamben, nascido em Roma em 1942, tem despertado o interesse dos brasileiros e vem sendo publicada por pelo menos quatro editoras. A Autêntica, de Belo Horizonte, criou uma coleção especialmente dedicada ao filósofo. Chegam agora ao mesmo tempo às livrarias dois novos títulos de Agamben, caracterizados por análise arqueológicas profundamente eruditas. Pela Boitempo, Opus Dei, obra que dá continuidade ao projeto filosófico do autor, denominado genericamente Homo sacer (título de seu livro mais conhecido, publicado no Brasil pela Editora UFMG). Já a Civilização Brasileira está lançando O aberto – O homem e o animal, uma coleção de pequenos ensaios que indagam sobre as semelhanças e diferenças entre os homens e os animais.


Erotismo de Crepax


Dois clássicos do erotismo num livro só. É o que cumpre a edição de A história de “O”, romance de Pauline Réage adaptado para os quadrinhos por Guido Crepax (1933-2003), que sai pela L&PM. A célebre história de dominação e fantasias sexuais, ilustradas por Crepax, já havia sido lançada no Brasil nos anos 1980. Perversão temperada com arte. Ou o contrário, tanto faz.


Raízes da liberdade


Adam Smith (1723-1790) foi o mais influente economista de seu tempo. Suas ideias, que estão na base do liberalismo, ganharam sua máxima expressão em A riqueza das nações, de 1776. A Penguin & Companhia das Letras está lançando uma seleção de textos do clássico de Adam Smith no pequeno volume A mão invisível. O pensador, na aurora da era industrial, aponta para a existência de uma “mão invisível”, espécie de força autorreguladora do sistema capitalista, que garantiria o funcionamento equilibrado dos mercados. Defensor da liberdade individual e da livre concorrência, Smith se mantém atual, não necessariamente pelos méritos da economia de mercado, mas pela capacidade de compreender seus mecanismos e limites.


Nova Serrote

A 14ª edição da revista Serrote, do Instituto Moreira Salles, tem como destaque um ensaio visual inédito de Paulo Pasta, um dos mais importantes pintores brasileiros contemporâneos. Entre os textos, “Humanismo”, de Richard Sennet, que trata da contradição entre desenvolvimento tecnológico e relações humanas; “Qual o negócio da literatura”, de Richard Nash, que propõe uma reinvenção do livro; uma análise do romance Anna Kariênina, de Tólstoi, por Lionel Trilling; e um ensaio inédito de Jonathan Little, “Um dia no Prado”, que comenta obras de Velázquez e Goya. O texto de Alexandre Eulálio, que abre o volume, é uma introdução histórica ao gênero ensaio no Brasil.


Lançamentos

O compositor e poeta Taquinho de Minas lança seu primeiro livro de contos, Viagem de trem, hoje, das 10h às 13h, na Faculdade de Arquitetura da UFMG, Rua Paraíba, 697, Funcionários.

• • •

Não há entre nós um paralelo – Celso Garcia: vida, casos e fatos, da historiadora Regina Belisário, tem sessão de autógrafos hoje, das 11h30 às 14h, na Livraria Mineiriana, Rua Paraíba, 1.419, Savassi.

MAIS SOBRE PENSAR