Orelha

por 29/06/2013 00:13
Catraca Livre/Reprodução
Catraca Livre/Reprodução (foto: Catraca Livre/Reprodução)
Amor no Capão Redondo
 
Depois de conquistar leitores como poeta, o paulista Ferréz estreou no romance em 2000 com Capão Pecado, que vendeu mais de 30 mil exemplares. O livro, que deu ao rapper reconhecimento no Brasil e no exterior (sua obra já foi publicada em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e Estados Unidos), narra a dura vida de Rael e Paula, um casal com um filho, que batalha pela sobrevivência na faixa menos desenvolvida da grande cidade, até ter sua vida completamente mudada pela traição e pela proximidade da violência e do crime. Ao longo da trama, Ferréz apresenta a ética peculiar que permeia as relações na periferia. Romancista, contista, roteirista de televisão, poeta e compositor, Ferréz fez de tudo na vida: foi vendedor, auxiliar de construção e chapeiro em fast-food, experiências que leva para sua arte. Em 1999, fundou o grupo 1DaSul, ligado ao movimento hip-hop. O romance está de volta em nova edição, pela Planeta.

Racionalismo de Schweitzer

A Editora Unesp anuncia a publicação de Filosofia da civilização, de Albert Schweitzer (1875-1965). A obra, concluída entre 1914 e 1917, critica a filosofia ocidental por seu fracasso em construir uma visão duradoura de mundo, capaz de fundar uma civilização baseada no otimismo. E sugere um novo caminho, que não rejeita o antigo racionalismo, mas procura retomá-lo do século 18, dando-lhe nova conformação: a do racionalismo incondicional.

Oficinas literárias

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2013, com o tema “Em tempos diversos”, está com inscrições abertas para oficinas nas áreas de artes cênicas, música, artes plásticas, literatura, artes visuais, patrimônio e infantojuvenil. Na área de literatura estão programadas oficinas sobre desinibição textual, carpintaria do romance, histórias em quadrinhos, o ciúme na obra de Shakespeare e Machado de Assis e acerca dos cadernos de viagem de Guimarães Rosa, entre outras. Informações e inscrições: www.festivaldeinverno.ufop.br.

Comédia desvendada


Nove cartas sobre a Divina comédia – Navegações pela obra clássica de Dante, de Marco Lucchesi, chega às livrarias em edição da Casa da Palavra e Fundação Biblioteca Nacional. O livro propõe uma redescoberta da obra-prima da literatura universal, escrita por Dante Alighieri no século 14. A edição serve como um convite para uma viagem reveladora pelo universo da poesia, mas também da filosofia, história e religião. A obra é ilustrada com mais de 50 imagens dos grandes artistas que representaram a Divina comédia ao longo dos tempos, selecionadas pelo designer Victor Burton.

Pelada poética


Será lançado hoje, das 11h30 às 15h, na Livraria Scriptum Savassi, Rua Fernandes Tourinho, 99, a antologia Pelada poética, com textos inéditos de Tião Nunes, Jacques Fux, Michelle Campos e Alícia Duarte, além de trabalhos de outros participantes do projeto, criado em 2006. Para a Copa do Mundo de 2014, a ideia é lançar a Pelada poética somente com textos inéditos.

Milésimo título

A Editora UFMG anuncia o milésimo título de seu catálogo: Traços biográficos relativos ao finado Antônio Francisco Lisboa, distinto escultor mineiro, mais conhecido pelo apelido de Aleijadinho, escrito em 1858 pelo professor, promotor e deputado provincial Rodrigo José Ferreira Bretas, a primeira obra dedicada ao gênio de Ouro Preto. A obra traz ensaio fotográfico produzido por Jomar Bragança que retrata diversas criações do escultor. No detalhe, o profeta Ezequiel, em Congonhas.

MAIS SOBRE PENSAR