Fórum das Letras de Ouro Preto chega à 9ª edição e debate Literaturas de origem

Encontro vai de quarta-feira a domingo e tem palestra de abertura da poeta Adélia Prado

por Carlos Herculano Lopes 25/05/2013 00:13
Carol Reis/Divulgação
Adélia Prado diz que vai se aventurar poeticamente sobre a temática escolhida para o Fórum das Letras deste ano (foto: Carol Reis/Divulgação)
A nona edição do Fórum das Letras começa quarta-feira e vai até domingo. Para a abertura, com mediação da curadora do encontro, a professora Guiomar de Grammont, foi convidada a poeta e romancista Adélia Prado, para falar sobre o tema do encontro, Literaturas de origem. Na ocasião, a autora de Coração disparado será homenageada com a apresentação do espetáculo Mulheres em chama, leitura de poemas feita por atores do Departamento de Artes da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Tradicionalmente realizado em novembro, pela primeira vez, principalmente devido às chuvas registradas tradicionalmente no período, o fórum irá ocorrer em nova data, coincidindo com o feriado de Corpus Christi. Isso poderá, de acordo com os organizadores, contribuir para levar a Ouro Preto ainda mais pessoas interessadas em literatura e no universo do livro .

Já confirmaram presença Angela-Lago, Affonso Romano de Sant’Anna, Mino Carta, Nei Lopes, Francisco José Viegas, Adriana Armony, Eduardo Jardim e Jeter Neves, entre outros. Os 10 anos do Prêmio Sesc de Literatura também serão lembrados em mesa-redonda com participação autores vencedores de edições anteriores, como Luisa Geisler, Lúcia Bettencourt e Rafael Galo.

Além das palestras e debates com escritores, que normalmente são realizados no Cine Vila Rica, estão programados eventos paralelos, como o Ciclo de Jornalismo e Literatura, com as presenças de Humberto Werneck, Paulo Markun, Lucas Figueiredo, Audálio Dantas, Ivan Marsiglia, João Gabriel de Lima e outros. Os convidados debatem os rumos do jornalismo contemporâneo no Grêmio Tristão de Athaíde. Fazem parte da programação os minicursos Literatura e jornalismo e Crítica musical (com Chema García Martinez, do jornal El País) e Crítica literária (com Rachel Bertol, da Biblioteca Nacional).

O livro está em questão todos os dias no Anexo do Museu da Inconfidência, com debates acerca dos processos que envolvem a produção, das técnicas tradicionais ao momento final, quando o produto é colocado nas livrarias, passando pelo debate sobre novos formatos, estratégias para baratear o livro e mercado editorial brasileiro. O convidado para abrir as discussões sobre liberdade de expressão e biografias censuradas será Paulo César Araújo, autor de Roberto Carlos em detalhes, livro retirado do comércio depois de ação judicial do cantor. Participa ainda o deputado Newton Lima, relator da Lei das biografias, em lenta e acidentada tramitação no Congresso. O debate está programado para o dia 29, às 15h.

O fórum abrirá espaço também para as artes cênicas e a música, com apresentações previstas para o Teatro Municipal Casa da Ópera, como a do poeta Babilak Bah, de Zeca Ligiéro, com o espetáculo Lenda de dona Mariana, princesa turca, cabocla, arara cantadeira; e Peiésis e imaginação, de Enrico Bonavera. Elisa Lucinda e Geovana Pires apresentam o espetáculo Recital à brasileira.

Como sempre ocorre desde a primeira versão, durante o evento será realizado o Fórum das Letrinhas, dedicado ao público infantil e infantojuvenil, voltado para os alunos das escolas de Ouro Preto e dos distritos da região. De acordo com Tereza Gabarra, programação especial foi desenvolvida para a garotada, tendo como principal objetivo incentivar o amor ao livro e o gosto pela leitura.

No último dia do fórum, a manhã de domingo começa com a tradicional chuva de poesia promovida por Guilherme Mansur, que este ano homenageia o poeta Affonso Ávila, na Igreja do Pilar. Do céu à terra, na antiga Vila Rica, tudo é poesia.

MAIS SOBRE PENSAR