Orelha

por 25/05/2013 00:13
AFP Files
AFP Files (foto: AFP Files)

Um autor fantástico
Chega hoje às livrarias J.R.R. Tolkien, o senhor da fantasia, de Michael White (280 páginas, R$ 44,90), que reconstitui a vida de Tolkien, autor de O senhor dos anéis e O hobbit, e considerado um dos maiores autores de fantasia de todos os tempos. A biografia acompanha a trajetória do escritor desde a infância difícil na África do Sul e do retorno da família para a Inglaterra. O livro é uma publicação da DarkSide Books, editora especializada no universo do terror e da fantasia. Criada no final de 2012, já publicou Os Goonies, uma “novelização” do roteiro do filme, assinada por James Kahn; e a coleção Dissecando – Filmes clássicos de terror, que já conta com os títulos O massacre da serra elétrica e Evil dead – A morte do demônio. Michael White é autor de 20 livros, entre eles Stephen Hawking: uma vida para a ciência e Leonardo: o primeiro cientista.

 


Coleção Habermas
Fé e saber é o segundo volume da Coleção Habermas da Editora Unesp. O livro traz o discurso do filósofo alemão Juergen Habermas (foto) feito em 14 de outubro de 2001, por ocasião da conferência do Friedenspries dês Deutschen Buchhandels. Habermas fala, em alusão ao 11 de Setembro, das “ortodoxias rígidas”, diante das quais seria preciso lembrar-se da “dialética irrealizada na nossa própria secularização ocidental” para evitar uma guerra entre culturas diferentes.

Mundo do trabalho
A Editora Boitempo anuncia para o mês que vem o lançamento do segundo volume de Riqueza e miséria do trabalho no Brasil, organizado por Ricardo Antunes. A coletânea de ensaios aprofunda a investigação empírica e coletiva em diversos setores da economia brasileira intitulada “Para onde vai o mundo do trabalho: as formas diferenciadas da reestruturação produtiva no Brasil”. A maioria dos setores ou ramos pesquisados (petroquímico, aeronáutico, agronegócio, entre outros) foi comparada a exemplos de outros países, inserindo o movimento interno na nova divisão internacional do trabalho.

 

Pregão na MPB
Autor do mais rigoroso estudo sobre a música de João Gilberto (Bim bom: a contradição sem conflitos de João Gilberto), Walter Garcia está publicando em livro o resultado de sua tese de doutorado em literatura, que também tem como tema a música popular brasileira: Melancolia, mercadorias – Dorival Caymmi, Chico Buarque, o pregão de rua e a canção popular-comercial no Brasil, pela Ateliê Editorial. O autor analisa duas canções sobre a prática dos pregões – A preta do acarajé, de Caymmi; e Carioca, de Chico Buarque (foto) –, interpretando-as como momentos da formação cultural brasileira nas primeiras décadas do século 20 e na virada para o século 21.

Duas vezes Homero
Homero está em alta entre os jovens, pelo menos é o que indicam dois lançamentos recentes: Ilíada em quadrinhos e Odisseia para crianças. A versão em quadrinhos da Ilíada, editada pela RHJ, foi preparada por Tereza Virginia Ribeiro Barbosa, Andrezza Caetano e Paulo Corrêa e ilustrada por Piero Bagnariol. Já Ulisses é adaptação da Odisseia feita por Alaíde Lisboa, com ilustrações de Juliana Bollini. A edição é da Peirópolis. Nos dois projetos, a ideia é tirar a poeira dos clássicos e apresentar as aventuras com linguagem moderna.

Lançamentos
A Revista e seu jornalismo, livro organizado por Frederico de Mello B. Tavares e Reges Schwaab, da Editora Penso, tem lançamento hoje, às 10h30, na Livraria Mineiriana, Rua Paraíba, 1.419, Savassi. Com direito a debate sobre o tema “Saberes articulados sobre a revista e seu jornalismo”.

O livro de poemas Soante, de Lucíola Freitas de Macêdo, com desenhos de Isaura Pena, é o lançamento de hoje, às 11h30, da Scritum Livraria, Rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi.

Organizado por Márcia Arbex e editado por Roger-Michel Allemand, Universo Butor desenha uma cartografia e percorre territórios da obra do escritor Michel Butor. O lançamento é hoje, às 11h, no Café com Letras, Rua Antônio de Albuquerque, 781, Savassi.

Segunda-feira, às 20h, no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, tem lançamento do livro Clube da Esquina, 40 anos, organizado por Márcio Borges. A edição é da Imprensa Oficial.

MAIS SOBRE PENSAR