Autora de 'Bonequinha preta', Alaíde Lisboa de Oliveira, é homenageada

Durante o lançamento, na manhã deste sábado, Chico dos Bonecos vai apresentar seus brinquedos e as principais ideias da escritora.

por Mariana Peixoto 20/04/2013 00:13
Beto Novaes/Estado de Minas - 22/01/04
Alaíde Lisboa de Oliveira é autora do clássico infantil 'A bonequinha preta', livro que está completando 75 anos (foto: Beto Novaes/Estado de Minas - 22/01/04)
Autora do clássico infantil 'A bonequinha preta', Alaíde Lisboa de Oliveira completaria 106 anos na segunda-feira. Para homenagear a escritora, que morreu em 2006, serão lançados neste sábado, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil, três livros da editora Peirópolis: dois para crianças, 'Ulisses' e 'O avião de Alexandre', e um para educadores, 'Quando o segredo se espalha', do poeta Francisco Marques, mais conhecido como Chico dos Bonecos.

Os dois livros de Alaíde Lisboa ganharam edições com novas ilustrações. 'História de um reizinho que queria voar', 'O avião de Alexandre' foi ilustrado por Anna Cunha, que criou imagens delicadas e misterioras que imprimem cores diferenciadas ao personagem. Já 'Ulisses' ganhou ilustrações de Juliana Bollini. Na obra, Alaíde Lisboa fez uma interpretação de seis episódios da 'Odisseia', de Homero: 'O cavalo de Troia', 'O gigante Polifemo', 'As sereias', 'Circe', 'Nausíacaa' e 'Penélope'.

Juliana Bollini utilizou papel, sucata, carimbo e tinta acrílica para criar as imagens que contam a história de um herói que partiu para a guerra e escapou da morte várias vezes graças a sua astúcia. Ela chama seu trabalho de 'ilustrações corpóreas'. Os dois títulos que ganham novas edições fazem parte de uma obra que abrange 30 livros. Além de títulos infantis, Alaíde Lisboa publicou livros voltados para a área de educação.

Já 'Quando o segredo se espalha' faz uma homenagem à escritora na forma de uma peça radiofônica. Também educador, Chico dos Bonecos selecionou as principais ideias de Alaíde Lisboa e as apresentou no formato de uma entrevista com ela. As reflexões presentes no livro são da própria escritora, que criou a Faculdade de Educação da UFMG.

Trilha sonora
Passagens da biografia da autora entraram no livro, como a história de como ainda garota Alaíde descobriu a poesia. Durante o lançamento, na manhã deste sábado, Chico dos Bonecos vai apresentar seus brinquedos e as principais ideias da escritora.

A “entrevista”, de 80 minutos, poderá ser acessada no site da editora (www.editorapeiropolis.com.br) acompanhada de uma trilha sonora composta por Ivan Vilela, que criou arranjos para canções tradicionais como 'Se essa rua fosse minha...' e 'Carneirinho, carneirão'.

 QUANDO DO SEGREDO SE ESPALHA
Lançamento do livro dos livros Ulisses e O avião de Alexandre, de Alaíde Lisboa de Oliveira, e Quando o segredo se espalha, de Chico dos Bonecos. Hoje, às 11h, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil, Rua Carangola, 288, Santo Antônio.



Sempre pioneira

Nascida em 22 de abril de 1904, em Lambari, Sul do estado, Alaíde Lisboa viveu a maior parte de sua vida em Belo Horizonte. Além de escritora, atuou também como jornalista e pedagoga. Sua estreia na literatura foi em 1938, justamente com seu livro mais conhecido. A bonequinha preta, que está completando 75 anos, já ultrapassou a marca de 1 milhão de exemplares vendidos. Em 1949, Alaíde Lisboa se tornou a primeira mulher a se eleger vereadora em BH. Dois anos mais tarde entrou para a UFMG com o professora de didática e, posteriormente, criou a pós-graduação em pedagogia. Alaíde Lisboa era irmã da poetisa Henriqueta Lisboa (1901-1985).

MAIS SOBRE PENSAR