Mulher criava filhote de puma pensando se tratar de um gato, na Argentina

Um veterinário constatou que se tratava de um animal selvagem

Estado de Minas 22/11/2019 11:27
Reprodução
Animal era criado em casa, como se fosse um filhote de gato (foto: Reprodução)
Uma mulher da cidade de Tucumán, ao noroeste da Argentina, passou por uma situação inusitada. Ela descobriu que o animal que estava criando, pensando ser um gato era, na verdade, um filhote de puma selvagem.

Quando foi pescar com os irmãos, Florencia Lobo encontrou o animal, que batizou de Tito, ao lado de uma pequena fêmea, que chamou de Dani. A argentina ouviu os miados, pegou os animais e os levou para casa. Uma semana depois, Dani morreu.
Tito seguiu com a 'dona', até que ela notou que ele estava andando de forma estranha. Consultado um veterinário, o profissional constatou que não se tratava de um gato. "O veterinário não sabia dizer o que era, mas suspeitou que Tito não era um gato comum", disse a mulher, ao jornal El Tucumano. "Procurei outros profissionais, todos queriam me cobrar entre 6 mil e 18 mil pesos pesos para operar sua patinha."

Mas ela conseguiu contato com um especialista que estava na reserva de Horco Molle. Através de fotos, ele confirmou que Tito é um puma de Yaguarundi. A espécie é considerada selvagem, e não deve ser domesticada.

Com a ajuda da Fundação Argentina de Resgate de Animais (FARA), o pequeno felino foi devolvido à natureza. Em uma publicação feita na última semana, profissionais da FARA explicaram que o animal tem três meses de vida e que receberá tratamento para a lesão na pata antes de ser reinserido à reserva de Horco Molle.