Ave brasileira tem canto mais alto que show de rock

A araponga-da-amazônia faz mais barulho que uma serra elétrica, uma furadeira e uma rua com tráfego intenso

Ana Carolina Mendonça* 21/10/2019 17:51
Reprodução/Instagram
(foto: Reprodução/Instagram)
Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade de Massachusetts publicaram nesta segunda-feira um artigo atestando que uma ave brasileira emite o som mais alto de todo o reino animal. 

O recorde nunca havia sido registrado porque, de acordo com os cientistas, ninguém havia conseguido chegar ao local onde a araponga-da-amazônia habita para fazer uma boa gravação do canto dela.

Para produzir som tão alto e forte, a araponga desenvolveu uma musculatura abdominal muito forte. Foi o que Mario Cohn-Haft, do Departamento de Biodiversidade (COBIO) e Coleções Zoológicas – Aves, do Inpa,  constatou ao dissecar um exemplar da ave capturado em 2017 na Serra do Apiaú, a 1.500 metros de altitude no município de Mucajaí, em Roraima.

O som que a ave produz, de 117 decibéis com picos de 125, só é mais baixo que uma turbina de avião a jato, que chega a 140 decibéis. A araponga-da-amazônia canta mais alto que um show de rock (que tem pico de 120 dB), uma serra elétrica (110 dB), uma furadeira (100 dB) e uma rua com tráfego intenso (85 dB).

 
*Estagiária sob supervisão da ediotra-assistente Vera Schmitz