Casal acusa filha adotiva anã de fingir ser uma criança

Apesar da acusação de negligência, a defesa dos pais alega que a filha era adulta e fazia constantes ameaças de morte a eles

por Rafael Carelli* 24/09/2019 18:30

Kristine Barnett / Arquivo pessoal / Reprodução
(foto: Kristine Barnett / Arquivo pessoal / Reprodução)
Um casal do estado de Indiana, nos Estados Unidos, foi acusado de negligência por abandonar a filha de 11 anos, Natalia, num apartamento na cidade de Lafayette. A criança, que tem nacionalidade ucraniana, é portadora de nanismo e dificuldades de locomoção e visão.

 

A defesa do casal, porém, apresentou defesa em que alega que Natalia, adotada quando tinha 6 anos, teria, na verdade, 22 anos à época da adoção. Segundo Kristine Barnett, mãe de Natalia, a garota seria uma adulta com problemas psiquiátricos, que agia como criança e ameaçava o casal de morte.

 

Em entrevista ao DailyMail, Kristine contou que ela e seu agora ex-marido entraram em um processo de adoção emergencial de um centro de adoção na Flórida, no ano de 2010. Os dois não tinham muitas informações sobre Natalia, sabendo apenas que a criança, então com 6 anos, havia sido abandonada pela família adotiva por razões não esclarecidas.

 

Segundo Kristine Barnett, havia vários sinais de que Natalia não era uma criança, e representava uma ameaça para ela e Michael Barnett, seu marido à época.

 

"Ela fazia desenhos e falava que queria matar a família. Vi ela, uma vez, colocando algo na minha bebida e perguntei o que ela estava fazendo. Ela disse que queria me envenenar".

 

A mãe conta que Natalia também tentou esfaqueá-los durante a noite, empurrá-los contra uma cerca elétrica e ficava, diariamente, acordada durante a noite, circulando pelos corredores.

 

Além das supostas atitudes estranhas, Natalia apresentava comportamento pouco usual para uma criança, segundo Kristine. A garota ucraniana teria menstruado diversas vezes e não teria crescido nem um centímetro - mesmo com o nanismo, algo incomum para a idade. O vocabulário de Natalia também chamava a atenção dos pais adotivos, considerado muito elaborado para alguém com menos de 10 anos.

 

A história lembrou o enredo do filme 'A Orfã', de 2009. Na trama, de suspense, um casal adota uma criança de 9 anos de um orfanato russo. Afilha adotiva se revela, então, uma adulta de 33 anos com problemas psiquiátricos e tenta matar os pais.

 

O PROCESSO

 

Em 2012, o casal Barnett conseguiu uma alteração importante na Justiça. Com base em declarações do psiquiatra de Natalia, a justiça de Indiana alterou oficialmente a idade da filha adotiva para 22 anos, para que ela pudesse receber o tratamento adequado.

 

Após a mudança no registro de Natalia, o casal alugou um apartamento para ela na cidade de Lafayette. Segundo Kristine, a ideia era que a filha terminasse os estudos e tivesse apoio financeiro deles por um ano. A acusação alega, porém, que os dois deixaram Natalia no apartamento e viajaram para o Canadá, sem dar notícias para a filha, deixando clara a intenção de fuga.

 

Apesar da mudança de idade, a Justiça americana continuou com as acusações contra o casal, baseada em outros exames que atestaram a idade da criança em torno dos 10 anos. Por se tratar de um caso que envolve adoção, os processos correm em sigilo.

 

Kristine se entregou à polícia no último dia 19 e pagou fiança de US$ 5 mil para ser liberada da reclusão. Michael Bennett pagou fiança de US$ 5,5 mil e também foi liberado. As investigações, porém, continuam, e o casal ainda enfrenta mais duas acusações, de negligência e abandono.