Vídeo mostra emocionante despedida de chimpanzé e fundadora de instituto ambiental

Gravação registrou abraço entre o animal e a cientista Jane Goodall

por Estado de Minas 24/04/2019 16:20
Reprodução/The Jane Goodall Institute
Chimpanzé dá abraço na doutora Jane Goodall antes de ser liberada em floresta (foto: Reprodução/The Jane Goodall Institute)
Um vídeo do momento em que uma chimpanzé é solta de volta na floresta vem chamando a atenção para a proteção e preservação ambiental e emocionando quem o assiste. A gravação, publicada com edição, registra um caloroso abraço entre o animal, próximo a seus cuidadores, e a cientista Jane Goodall, ícone neste tipo de trabalho com primatas e criadora de um instituto que leva seu nome.

A doutora Goodall é especialista em primatas e comportamento animal, além de antropóloga. Britânica, Jane completou 85 anos no último dia 3 e está participando da divulgação de um documentário da Disneynature, chamado Pinguins. No dia da comemoração de seu aniversário, ela esteve com a apresentadora americana Ellen DeGeneris para falar sobre o filme e seu trabalho.



A cientista iniciou sua trajetória com primatas ainda na década de 1960, na África, quando acompanhou estudos com chimpanzés, orangotangos e gorilas e está próxima de completar 60 anos de dedicação à causa ambiental. Enquanto falava de suas experiências, Jane foi questionada sobre a gravação que mostra a emocionante despedida durante a soltura de uma chimpanzé.

“Ela foi solta em uma linda floresta, numa ilha. Aquele abraço que ela me deu, eu não a havia conhecido até aquele dia. De alguma maneira, ela simplesmente sabia (do nosso trabalho). Aquele rapaz, que estava cuidando dela, disse ‘Como ela sabe que essa mulher é responsável por todo esse trabalho?’. É claro que ela não sabia disso. Eu vejo como uma conexão”, explicou.

Jane está presente na lista deste ano da revista Time, entre as 100 pessoas mais influentes do planeta. “Mais e mais frequentemente me vejo pensando, ‘eu pertenço a esse lugar’. Isso é o que eu vim fazer neste mundo’”, define a cientista, em imagem divulgada na conta do instituto nas redes sociais.

“Eles (os animais) fazem parte do nosso mundo. Não temos o direito de eliminá-los. Você vê como conhecemos os dinossauros. Não quero que meu tataraneto conheça chimpanzés, gorilas e girafas somente por livros. Nós estamos destruindo nosso futuro”, complementa Jane em outra publicação.