YouTube vai remover vídeos de pegadinhas e desafios perigosos

Conteúdo relacionado ao 'Bird Box Challenge' pode ser banido da plataforma

Luiz Augusto Barros* 16/01/2019 19:38
Flickr
(foto: Flickr)
O YouTube anunciou alterações nas regras sobre as postagens de vídeos de desafios e pegadinhas que podem colocar a integridade física das pessoas em risco. A restrição vem depois que alguns vídeos de desafios baseados no filme “Bird Box” terminaram em acidentes. 

As regras não se aplicam apenas a vídeos, mas a todo o conteúdo, incluindo comentários, miniaturas, links, postagens, bate-papo e transmissões ao vivo. As miniaturas personalizadas que violem as regras, por exemplo, mesmo que o vídeo não viole as políticas, resultará em uma advertência. Várias advertências resultarão na perda dos privilégios e três avisos em 90 dias resultarão no encerramento da conta. 

No caso dos desafios e brincadeiras perigosas, as novas medidas valem para o conteúdo que “incentiva a violência ou atividades perigosas que podem resultar em sérios danos físicos, aflição ou morte”.

“Atualizamos nossas diretrizes externas para deixar claro que proibimos os desafios que apresentam risco de morte ou perigo grave e brincadeiras que fazem as vítimas acreditarem que estão em grave perigo físico ou que causem sofrimento emocional grave”, destacou o YouTube.

A plataforma informa que impos um "período de tolerância" para as alterações do conteúdo. Nos dois meses seguintes, o conteúdo que viola as novas regras será removido sem que o canal receba uma advertência.
 
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa