Confira 3 ativos para começar a investir no mercado financeiro

Investidores iniciantes podem ter muitas dúvidas sobre onde começar a investir; conheça quais são os ativos mais recomendados

18/08/2022 18:03
jcomp/freepik
Ativos. (foto: jcomp/freepik)
A guerra da Ucrânia, a pandemia pelo novo coronavírus e as eleições presidenciais, são alguns dos inúmeros acontecimentos no Brasil e no mundo que movimentam o cenário econômico global, trazendo muitas incertezas e dúvidas no momento de realizar um investimento, principalmente para investidores novatos e pessoas que tem interesse de investir no mercado financeiro, sobre qual tipo de renda se aventurar.

Investir em renda fixa ou renda variável?


Tanto a renda fixa quanto a renda variável caminham de mãos dadas, mas suas proporções, é que variam de conforme o perfil e objetivos do investidor, assim como a exposição que estejam dispostos aos riscos, se tornando uma dúvida constante entre os negociadores, cabe ressaltar que o perfil de investidor pode sofrer alterações ao longo do tempo.
 
renda fixa é mais estável e seus ativos apresentam riscos bem menores que os da renda variável, aos ativos de renda fixa estão entrelaçados com determinados critérios, como juros da taxa básica SELIC, inflação oficial, IPCA ou CDI.

A renda variável, oscila de acordo com o cenário do mercado nacional e internacional, assim como o cenário econômico e político, um dos critérios que tornam a renda variável mais atrativa é o rendimento maior que o negociado em renda fixa.

Renda fixa mais atraente


Com os juros altos no Brasil e no mundo, os ativos da renda fixa se salvaram no primeiro semestre desde ano e para o resto de 2022 os investimentos na renda fixa continuam atraentes e permanecem rentáveis dada a alta dos juros.


Onde investir


Com a rentabilidade atrelada à taxa Selic ou ao CDI, seguirão atrativas para o restante desse ano nos ativos da renda fixa. Especialistas recomendam a renda fixa a investidores que preferem passar pelos últimos seis meses do ano com risco menor que o provocado pela volatilidade da renda variável. É possível investir nas alternativas como os títulos emitidos por bancos (FGC) e os títulos públicos emitidos pelo Tesouro (LFT), certificado de depósito bancário (CDB), LCA, LCI e Fundos Imobiliários (FII).


Renda variável


Para investidores com perfil menos conservador a renda variável pode ser uma opção de investimento, mas é preciso avaliar e comparar os riscos, liquidez e rentabilidade dos investimentos.


Ações e Fundos de Ações


As ações são os ativos mais populares e conhecidos no mundo financeiro, é possível comprar ações e ser sócio de uma cota de uma empresa, as ações e os fundos de ações estão disponíveis para compra nas bolsas de valores ao redor do mundo e o investidor tem direito aos dividendos e ao lucro em caso de revenda da sua ação. Antes de iniciar a operar com ações e outros ativos é preciso contar com corretoras de investimentos confiáveis como a AvaTrade para fazer a ponte entre as negociações e traçar o seu perfil de investidor.


Criptomoedas


As criptomoedas são protegidas e criptografadas por redes blockchain, o que torna as falsificações e roubos ainda mais difíceis. Podemos negociar as moedas digitais de diversas formas, comprando a moeda diretamente ou através dos fundos de criptomoedas, fundos de índice e por contratos de diferença (CFDs).


Ouro (Commodities)


Há diversas formas de como operar ouro, mas para investidores iniciantes especialistas indicam que comecem a operar com os fundos de investimentos. Os fundos de investimentos estão dispostos em três principais tipos, em CDI (certificado de depósito interbancário) e real, em real e em dólar, esse último tipo de fundo se movimenta de acordo com as oscilações da moeda, nesse caso os investidores podem se beneficiar quando pretendem investir no ouro a longo prazo. A forma mais simplificada para investir em ouro é por meio de commodities, ou seja, a compra de ações de mineradoras, Contratos por Diferenças (CFDs), ou por contratos futuros.

MAIS SOBRE NEGÓCIOS