Gilberto Gil é eleito para a Academia Brasileira de Letras: 'Muito feliz'

Artista de 79 anos, dono das canções 'Aquele abraço' e 'Cálice' foi escolhido por maioria absoluta

Reprodução/Instagram
Gilberto Gil (foto: Reprodução/Instagram)
O músico Gilberto Gil, de 79 anos, foi eleito nesta quinta-feira (11/10) à cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL). O baiano foi escolhido por maioria absoluta, com 21 votos.

Em declaração publicada em suas redes sociais, o artista disse estar 'muito feliz' pela decisão da instituição.

"Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha", escreveu ele.

Como a norma da ABL proíbe que candidatos participem das sessões, Gil acompanhou a votação na casa de amigos em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, de acordo com o G1.



"Gilberto Gil traduz o diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular. Poeta de um Brasil profundo e cosmopolita. Atento a todos os apelos e demandas de nosso povo. Nós o recebemos com afeto e alegria”, declarou o escritor Marco Lucchesi, presidente da Academia. 34 acadêmicos participaram da eleição do cantor, com 4 votos em branco e 2 nulos.

 

Gil, que compôs clássicos como 'Aquele Abraço', 'Andar com Fé' 'Cálice', 'Refazenda', 'Toda Menina Baiana', tem uma discografia com mais de 60 álbuns. O artista também já foi ministro da Cultura do Brasil entre 2003 e 2008, durante o governo Lula.

A cadeira 20, que passa a pertencer a Gil em março de 2022, estava ocupada pelo acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho, que morreu em maio de 2020.

MAIS SOBRE MUSICA