Artista faz música com sons de Marte capturados pelo rover Perseverance

Chelsea Gohd utilizou arquivos de áudio divulgados pela própria Nasa

Divulgação/Nasa
Imagem da superfície de Marte feita pelo rover (foto: Divulgação/Nasa)
Nesta segunda-feira (22/2), após a Nasa publicar um grande número de arquivos de capturas em áudio e vídeo feitas pelo robô Perseverance na superfície de Marte, Thomas Zurbuchen, da Diretoria de Missões Científicas da agência, perguntou: “quem irá fazer a primeira música com sons gravados em Marte?”.

A resposta foi rápida. Chelsea Gohd, jornalista do site space.com e artista sob a alcunha Foxanne, fez uma música chamada Hello, Mars, que abre com alguns segundos do som do vento marciano, capturado pelo robô.

A música contém trechos como “I feel like I’m hearing for the first time, seeing for the first time” ("sinto como se estivesse escutando pela primeira vez, vendo pela primeira vez") e “here to discover and here to explore” ("aqui para descobrir e para explorar"), que referenciam a própria missão espacial da agência americana. Ouça:
 
Os sons capturados pelo Perseverance estão disponíveis no site da Nasa em duas versões: uma original, que inclui o ruído do equipamento do rover, e outra filtrada, que inclui apenas o som do vento. Segundo Zurbuchen, o conteúdo pode ser usado livremente.

A matéria sobre a música foi feita pela própria Chelsea Gohd, publicada aqui.

MAIS SOBRE MUSICA