Bonapart: de João Monlevade para o incrível mundo da internet

Banda independente luta para conquistar seu espaço, apesar da pandemia. Single Tudo vai passar, com letra otimista, bateu 300 mil views nas plataformas

Estado de Minas 24/01/2021 04:00
Claudemir Azevedo/divulgação
A banda Bonapart desenvolve seu trabalho em João Monlevade de olho no potencial da internet (foto: Claudemir Azevedo/divulgação)
Lançada há poucos dias, a canção Tudo vai passar, da banda mineira Bonapart, ultrapassou 300 mil visualizações nas plataformas de streaming. Retratando estes dias de pandemia, a letra procura passar mensagem de otimismo e esperança. Anteriormente, o grupo lançou os singles Eu tô aí de bobeira e Pra ver se cola, que bateram 700 mil views. Criada há cerca de um ano na cidade de João Monlevade, a banda vai à luta por seu espaço na cena musical, apesar da pandemia. Ela é formada pelos irmãos Mark (guitarra e voz) e Max Santiago (baixo e backing vocal), Rafael Leocádio (guitarra) e WG Ferreira (bateria).


PERFORMANCE

A Bonapart tem menos de um ano e desenvolve seu trabalho numa cidade do interior de Minas com menos de 100 mil habitantes. Por isso, Mark comemora a performance dos três singles na internet.

“Começamos exatamente no dia 23 de fevereiro de 2019, quando lançamos Eu tô aí de bobeira. É um rock muito legal, fácil de memorizar e cantar. A aceitação foi boa, mais de 300 mil visualizações. Não é tanta coisa, mas também não é pouco para um grupo que está iniciando”, diz.

Mark e Max Santiago são os compositores da banda. “Devemos ter umas 10 músicas prontas para serem lançadas. A ideia é a gente se adequar a este mundo maluco no qual estamos vivendo hoje”, conta. Por enquanto, a estratégia é concentrar forças em Tudo vai passar, que tem chamado a atenção na internet.

“Pensamos em lançar um single a cada um, dois ou três meses. Hoje não é como antes, quando se gravava e lançava um disco inteiro de uma vez”, comenta o produtor e compositor. “Nossa intenção era ter lançado mais canções, mas a pandemia atrapalhou nossos planos. Ficamos naquele dilema: lançamos, não lançamos... Não dá para fazer show, pois está tudo parado”, lamenta.

Tudo vai passar surgiu antes do estrago causado pelo novo coronavírus. “É uma coincidência interessante. Começamos a compô-la antes da quarentena, mas paramos. Quando veio o isolamento social, lembramos dela e resolvemos finalizá-la.” A letra diz assim: “Quando o meu silêncio/ Está preso na garganta/ Eu grito bem alto/ Vou dar tempo ao tempo/ E manter a esperança”.

A esperança da Bonapart, aliás, é viver de música. “Sabemos que não será nada fácil”, admite Mark Santiago. “Mas a nossa intenção é fazer tudo com muito profissionalismo, da melhor maneira possível.”

O sonho de Mark e companheiros é gravar um disco. “Ainda não sabemos se será CD físico, mas faremos um álbum para as plataformas digitais. Confesso: tenho vontade de fazer um disco físico, nem que seja para presentear amigos e fãs, colocar na parede ou na estante. Gosto de ouvir CD, observar a ficha técnica. De repente, podemos lançar um LP. Sou da época do vinil, adoro ouvir bolachas até hoje”, revela.

Bonapart já lançou três singles e planeja um álbum com cerca de 13 faixas. Os rapazes de Monlevade apostam na produção independente, apesar das dificuldades. “Mesmo com a gente produzindo o áudio, no final das contas ainda fica caro, pois temos de fazer o vídeo, superimportante hoje em dia. Não é fácil, mas vamos que vamos”, conclui Mark Santiago.

TUDO VAI PASSAR
• De Bonapart
• Independente
• O single está disponível nas plataformas digitais

MAIS SOBRE MUSICA