Toninho Horta e Orquestra Fantasma vencem o Grammy Latino 2020 com o álbum 'Belo Horizonte'

Compositor lançou o disco em 2019 para comemorar 50 anos de carreira e levou prêmio de 'Melhor Álbum de MPB'

Natasha Werneck* 20/11/2020 08:52
Leandro Couri/EM/D.A. Press
Compositor mineiro com mais de 50 anos de carreira, Toninho Horta é vencedor do Grammy Latino (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
O músico e compositor mineiro Toninho Horta foi um dos destaques da edição de 2020 do “Grammy Latino”, realizada nesta quinta-feira, 19. Ele levou o prêmio de ‘Melhor Álbum de MPB’ com o disco ‘Belo Horizonte’, lançado com a Orquestra Fantasma. O evento é uma das mais importantes premiações do ramo musical que celebra produções latino-americanas.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de premiação foi realizada em formato digital e os vencedores foram anunciados em uma live. Toninho Horta se vestiu com um traje a rigor, terno azul escuro, para esperar pelo resultado da categoria de ‘Melhor Álbum de MPB’. Ele estava concorrendo com Zeca Baleiro, Ney Matogrosso, Elza Soares e Caetano Veloso & Ivan Sacerdote.

Em discurso, junto de alguns amigos e familiares, Toninho Horta agradeceu aos companheiros e dedicou o prêmio a todos os músicos. Confira a reação do compositor:


Em seguida, Horta publicou um vídeo no Instagram comemorando a vitória. “Tinha muito tempo que eu não sentia esse ‘friozinho’ na barriga”, disse. E mais uma vez, ele agradeceu à Orquestra Fantasma. “É um grupo do coração de talento, nascemos em Belo Horizonte e quase 40 anos trabalhando juntos. Eu acho que só ganhei este prêmio por causa da contribuição musical deles. VIVA BELO HORIZONTE”, concluiu.
 

 

Álbum

'Belo Horizonte' foi lançado em 2019 para comemorar os 50 anos de carreira. Ele é um álbum duplo, em que o 'Belo', é formado por canções já conhecidas e o 'Horizonte' são canções inéditas que, segundo Toninho, representa o futuro.


*Estagiária sob supervisão do editor Benny Cohen

MAIS SOBRE MUSICA