Ex 'The voice Brasil', Marcos Lessa faz sua homenagem à bossa nova

Cantor cearense lança 'Deslizando da canção', que tem produção de Roberto Menescal e que ele define como 'um filho do álbum 'Elis & Tom''

Augusto Pio 03/11/2019 06:00
Leo Aversa/Divulgação
(foto: Leo Aversa/Divulgação )
O cantor cearense Marcos Lessa, que ganhou notoriedade ao participar da edição 2013 do programa The voice Brasil (Globo), define seu novo disco, Deslizando na canção (Biscoito Fino), como uma celebração à música e uma homenagem à bossa nova.
O álbum foi produzido pelo compositor Roberto Menescal, um dos mestres da bossa nova. “Menescal gostou da minha voz e me convidou para gravar o CD. Com 15 anos de experiência como diretor de gravadora, ele tem uma forma muito prática de gravar, pois deixa a música acontecer como ela vem, no momento certo”, diz Lessa, que colocou voz nas 13 faixas em um único dia.

O álbum conta com a participação de Marcos Valle (piano) e Jorge Vercillo (voz). Lessa lembra que também foi na base do improviso que subiu ao palco com seu ídolo de infância.
 
"Isso aconteceu em um show de Menescal com a Miúcha, em Brasília. Uma amiga me pediu para que eu cantasse alto para que ele ouvisse. Eu o fiz, e ele me escutou, perguntando de quem era aquela voz. Resultado, me chamou ao palco para cantar com ele.” Algum tempo depois, Menescal reviu Lessa no programa global e ficou impressionado com o cantor de timbre grave, silhueta esguia e chapéu como marca registrada.

O músico cearense conta que um novo encontro dos dois se deu em 2016, durante o Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga, região serrana cearense. Isso a convite do compositor e empresário Pio Rodrigues, que é parceiro deles neste álbum.
 
“Ali nasceu Nina, uma das inéditas de Deslizando na canção”, diz Lessa. Durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Lessa e Menescal descobriram que eram vizinhos, pois moravam na Barra da Tijuca. E numa visita ao ídolo, Lessa cantou pela primeira, acompanhado pelo violão do parceiro, O barquinho e Pelo avesso do tempo.

ÍDOLOS
“Esse disco é mais uma iniciativa minha de seguir mostrando que os nossos ídolos que criaram a bossa nova e tantas canções tão bonitas continuam compondo e presentes. E nós continuamos insistindo, com muita esperança, em mudar o rumo atual das coisas e fazer com que mais gente tenha acesso a essa música, possa se encantar com ela, como nós nos encantamos", afirma Lessa.

Ele comenta que, antes da gravação, foram selecionadas 18 músicas, entre parcerias dele com Menescal e também com compositores cearenses. “São músicas inéditas do pessoal do Ceará, uma mescla de inéditas de compositores de sucesso, como Marcos Valle, João Donato, Menescal e Evaldo Gouveia, e compositores cearenses, como Fausto Nilo, Pio Rodrigues e eu. Em apenas 20 dias, nós selecionamos o repertório e gravamos o disco todo, numa audição ao vivo, com todos tocando ao mesmo tempo para que o disco ficasse orgânico.”

Lessa define Deslizando na canção como “um disco de autêntica música brasileira e um filho do álbum Elis & Tom, porque esse foi um disco que a gente teve como referência e cuja produção foi do próprio Menescal”. A paixão do cearense pela bossa nova vem de longe. “Meu pai era músico de orquestra e lá em casa ouvíamos muita música clássica, MPB e bossa nova. Gostava muito de Tom e Toquinho, entre outros. Para mim, foi uma honra gravar este disco com a produção de Menescal, que se tornou meu mestre e também meu grande amigo.”
 
Reprodução
(foto: Reprodução )

Deslizando na canção
  Marcos Lessa
 Biscoito Fino (13 faixas)
  R$ 28
  Disponível nas plataformas digitais

MAIS SOBRE MUSICA