Tradição há 17 anos, Matriz Solidária mistura rock e ação social nesse domingo

Evento reúne bandas autorais da capital mineira em festival que arrecada alimentos e brinquedos para crianças de creches da cidade

por Pedro Galvão 13/12/2018 18:01

Ricardo Laf / Cadelas Magnéticas / Divulgação
Banda Cadelas Magnéticas, que mescla rock pesado com poesia, no palco do Matriz (foto: Ricardo Laf / Cadelas Magnéticas / Divulgação )
Emblemático reduto do underground e da música independente em Belo Horizonte, a Casa Cultural Matriz abre suas portas todo dezembro para promover a solidariedade junto com o rock. Nesse domingo (16/12), acontecerá mais uma edição do festival Matriz Solidária.

 

Serão 19 bandas e artistas de performance se apresentando em três palcos, ao longo de 12 horas de programação, no icônico espaço localizado no Terminal Turístico JK. A programação mescla nomes que estão há algum tempo militando na cena local, com outros que começam a despontar recentemente, tendo em comum o som autêntico, autoral e alternativo.

 

Entre os mais veteranos estão o grupo de hardcore Montese, o Dead Pixels, que mistura garage e punk rock - ambos em atividade há pelos menos cinco anos -, além do Slama, que acaba de lançar o single Eu nunca fui a Inhotim, justamente para celebrar 25 anos de banda. Assista:

 

Se juntam a eles Shairon The Iron, Jota Quércia, Kossovo, Esquina 4, Trio Instrumental Peluquería, Gato Feio, Mamute, Cães de Madeira, Riviera e ainda Ramona & The Red Vipers, Storen e Glórios Tarcísios - essas três últimas lideradas por mulheres.

 

Outro destaque na programação deste ano é a mistura da poesia com a música, em quatro apresentações. A primeira delas é do grupo The Night Glamour, definido como "projeto subsolo que conta com composições inéditas de Alex Queiroz (A outra Banda) Rubs Troll (Sexo Explícito) e Daniela Belo’’.

 

Em seguida, será a vez de Francesco Napoli e seus convidados musicais no projeto ‘Pausa para’. O grupo Los Borrachos celebra seus 18 anos de atividade levando para o evento uma coletânea de poemas. Por fim, a banda Cadelas Magnéticas faz o fundo sonoro de peso para o poeta e vocalista César Gilcevi declamar seus versos. 

 

Responsável pela casa cultural junto com a companheira Andrea Diniz, Edmundo Correa comenta que “neste ano quisemos dar uma renovada em 70% da programação”. “Teremos, por exemplo, o Riviera, com som mais pesado e influências da música brasileira, ou seja, um som muito moderno, e também o Mamute, que é som performático que fez um show muito bom recentemente no ‘Rainha da Sucata”, lembra o produtor do festival.

 

Com 18 anos dedicados ao Matriz e outros mais à música independente, Edmundo ressalta as vantagens de uma curadoria democrática. “Essa junção das bandas mais antigas com as mais novas ajuda a fortalecer a cena. Muita gente se conecta aqui no Matriz bandas e assim a essa cena vai crescendo. A união dos músicos faz o movimento crescer”, argumenta. 

 

Como de praxe no Matriz Solidária, o ingresso terá o preço reduzido, custando R$ 5, mais a doação de pelos menos 1kg de alimento não perecível ou um brinquedo. Os donativos arrecadados serão enviados às creches Dora Ribeiro (Bairro Providência), Gilmara Iris (Bairro Novo Tupi), Etelvina Caetano de Jesus (Bairro Primeiro de Maio) e às Obras Educativas Jardim Felicidade (Bairro Jardim Felicidade). 

 

Serviço - Matriz Solidária

Domingo, 16 de dezembro, a partir das 13h, no Matriz Casa Cultural (Rua dos Guajajaras, 1353, Santo Agostinho)

Shows com: são: Cães de Madeira, Storen, Glórios Tarcísios, Jota Quércia, Dead Pixels, Ramona, Kossovo, Esquina 4, Shiron The Iron, Riviera, Slama, Trio Instrumental Peluqueria, The Night Glamour, Francesco Napoli e convidados, Los Borrachos, Cadelas Magnéticas, Montese e Gato Feio e Mamute. Som mecânico: DJ Conde Stradh, DJ Vintage Violence e DJ Lo.

Ingressos: R$5 + 1 kg de alimento não perecível ou 1 brinquedo.

Mais informações na página do evento no Facebook e no telefone (31) 3212-6122

MAIS SOBRE MUSICA