Mostra Cantautores traz expoentes da canção lusófona a BH

Shows começam neste sábado (3) e se estendem até o dia 10, no Cine Theatro Brasil Vallourec

por Márcia Maria Cruz 01/11/2018 23:03
Camila Pastorelli/divulgação
Camila Pastorelli/divulgação (foto: Camila Pastorelli/divulgação)

Em sua sétima edição, a Mostra Cantautores traz expoentes da canção lusófona a BH. Foram escalados artistas que se dedicam à composição: Affonsinho, Angela Ro Ro, Cátia de França, Chico Saraiva, François Muleka, Jards Macalé, João Bosco, Joyce Moreno, Juliana Perdigão, Nath Rodrigues, Rafa Castro e Zélia Duncan. As atrações internacionais são Aline Frazão, de Angola, e Tcheka, de Cabo Verde. Os curadores receberam 256 inscrições, recorde na história da mostra. Os shows começam no sábado (3) e se estendem até o dia 10, no Cine Theatro Brasil Vallourec.

“Baseamos a curadoria em algumas visões e valores. Demos atenção a questões artísticas, políticas e de significação mais ampla do trabalho de cada um dentro do processo criativo”, afirma Luiz Gabriel Lopes, curador e idealizador da mostra ao lado de Jennifer Souza. Tiganá Santana e Susana Travassos são os curadores convidados desta edição.

A escrita feminina compõe um dos eixos que definiram a programação. “Procuramos estabelecer um número equilibrado em termos de gênero. São sete artistas homens e sete mulheres”, explica Luiz Gabriel. Outro eixo é a escrita afrodescendente, o que definiu a escolha de participantes brasileiros e o convite a artistas africanos.

DEBATE

Além dos shows, haverá encontros do público com os autores. Os debates se dividem em dois eixos: produção, técnicas e trocas de experiências no mercado musical e processo criativo em torno da canção. “Queremos não só proporcionar um momento da reflexão sobre a arte. Os encontros permitem o contato das pessoas com o artista. Elas poderão ouvir o que ele tem a dizer sobre seu trabalho, sobre o momento que estamos vivendo”, destaca Luiz. Estão previstos encontros com Jards Macalé, Cátia de França e Joyce. Também serão realizadas entrevistas públicas com os artistas.

Jennifer Souza ressalta que, pela qualidade do material enviado por inscritos, seria possível montar quatro mostras. “Guiamo-nos por alguns nortes: trajetória do artista, personalidade musical (harmonia, melodia, jeito de cantar), a conexão que ele estabelece. Também buscamos a escrita feminina e negra”, explica. A ideia é jogar luz sobre escritas silenciadas ao longo das últimas décadas.

A cantautora Juliana Perdigão prepara show solo de 40 minutos com músicas autorais. O repertório traz canções de três discos: Álbum desconhecido (2012), Ó (2016) e Folhuda, previsto para janeiro de 2019. “Esse disco novo é só de canções minhas. São poemas musicados”, diz. Juliana musicou poemas de Arnaldo Antunes, Angélica Freitas, Oswald de Andrade, Paulo Leminski, Renato Negrão e Fabrício Corsaletti.

“Estou na Mostra Cantautores desde o início. Vi shows inesquecíveis. A canção é um campo que se deve, cada vez mais, preservar e ampliar. O público pode ver o compositor de quem gosta, é uma condição intimista interessante”, convida Juliana Perdigão.

PROGRAMAÇÃO


SÁBADO (3)
19h – Angela Ro Ro
21h30 – Zélia Duncan

DOMINGO (4)
17h30 – Cátia de França
19h30 – Jards Macalé

TERÇA-FEIRA (6)
20h30 – François Muleka e Juliana Perdigão

QUARTA-FEIRA (7)
20h30 – Aline Frazão e
Rafa Castro

QUINTA-FEIRA (8)
20h30 – Nath Rodrigues e Tcheka

SEXTA-FEIRA (9)
20h – Chico Saraiva
21h30 – Affonsinho

SÁBADO (10)
19h – Joyce Moreno
21h30 – João Bosco

. Cine Theatro Brasil Vallourec.
Praça Sete, Centro. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Informações: (31) 3201-5211 e 3243-1964

MAIS SOBRE MUSICA