Atração do festival Só Track Boa, Gabriel O Pensador fala sobre a fase 'eletrônica' de sua carreira

Rapper traz a BH, neste sábado (29), parceria com a dupla Chemical Surf. No palco, eles apresentam remixes de 'Tô feliz (Matei o presidente) 2' e do hit '2345meia78'

por Walter Felix 28/09/2018 16:45

Ramon Moreira/Divulgação
'Track boa é aquela feita com amor', defende Gabriel O Pensador (foto: Ramon Moreira/Divulgação)
O rapper Gabriel O Pensador, em parceira com a dupla Chemical Surf, é uma das atrações principais do festival de música eletrônica Só Track Boa, que anima o Mineirão neste sábado (29). Em entrevista ao Portal Uai, o cantor comentou a atual fase de sua carreira, em que une o rap ao eletro music.

"O convite partiu do Chemical Surf, através do DJ Memê. Foi uma surpresa muito boa, por poder trabalhar com uma linguagem diferente. Eles já são mestres nesse tipo de criação", conta Gabriel. O primeiro single do trio é um remix de Tô feliz (Matei o presidente) 2, lançado pelo rapper no ano passado, com críticas diretas ao presidente Michel Temer e ao cenário político brasileiro. O clipe tem cenas gravadas na Amazônia, com participação de tribos indígenas.

A canção ganhou sonoridade eletrônica no featuring com os irmãos Lucas e Hugo Sanches, que formam o Chemical Surf. Ouça as duas versões da música:



O forte cunho político da canção não a impede de ser levada para um ambiente festivo com o do festival Só Track Boa. "Quando estamos em uma pista de dança, ou em uma festa, churrasco ou roda de amigos, a letra de uma música sempre cumpre o seu papel e continua válida. Seja para relaxar, desabafar ou protestar, a essência de uma música se mantém, independentemente da situação", opina Gabriel.

Nos shows que divide com o Chemical Surf, ele também apresenta uma releitura de 2345meia78, sucesso na década de 1990. "As pessoas podem se divertir ouvindo uma letra que traga reflexão, conteúdo e crítica. Gosto de misturar tudo isso. Costumo brincar no meio das críticas que faço, como em Retrato de um playboy e Lôraburra. Uso a ironia para fazer pensar. A diversão não atrapalha os outros efeitos da música", observa Pensador.

O artista celebra a renovação de seu público, reforçada, agora, com a incursão no universo da música eletrônica. "Os jovens estão muito presentes nos eventos de música eletrônica, mas sinto que, nos shows com Chemical Surf, o público é bem parecido com os dos meus shows solo", aponta.

"A galera se renova naturalmente. Meu público teve uma renovação muito importante nos últimos anos, em especial após o lançamento do meu último disco, Sem crise, em 2013." Ele conta que Linhas tortas, uma das faixas do álbum, em que narra sua trajetória artística, foi vastamente trabalhada por professores em sala de aula. "Venho observando essa mistura de gerações nos meus shows, de uma galera que está chegando agora e outra que me acompanha há mais tempo", diz.

O músico elege qual é a track boa na música brasileira contemporânea: "É aquela feita com amor, que é o nosso caso. Mas há track boa para todos os gostos. O mercado está bombando, com música brasileira em todos os estilos."

 

SÓ TRACK BOA FESTIVAL
Sábado (29), das 18h às 8h: Chemical Surf feat. Gabriel O Pensador, Vintage Culture, Bruno Be, Dashdot, Lothief, Rdt, Cid, Gustavo Mota B2B Groove Delight, KVSH, Malaa e Volac.
Gramado do Mineirão. Av. Antônio Abrahão Caram, 1.001, Pampulha. (31) 3494-4646. Gramado (4º lote): a partir de 280 (inteira) e R$ 140 (meia-entrada). Camarote (5º lote): a partir de 500 (inteira) e R$ 250 (meia-entrada). Vendas pelo site sympla.com.br.

MAIS SOBRE MUSICA