Projeto 'Meu vizinho Pardini' reúne atrações para todas as idades na Cidade Jardim

Entre as atrações Célio Balona, Banda Bios do Corpo de Bombeiros, grupo Osquindô, Orquestra Amos e banda Rádio Caos

por Márcia Maria Cruz 03/08/2018 07:00
Jonildo Araújo
(foto: Jonildo Araújo )
Um dos sentidos de vizinhança é estar próximo de alguém. O convívio entre as pessoas será potencializado pelo evento Meu vizinho Pardini, que levará, para o bairro Cidade Jardim, neste domingo (05), leque de atrações, que vão de música ao teatro, passando pela contação de histórias. Com duração estendida, o evento vai das 11h às 20h, em frente o Museu Abílio Barreto. Entre as atrações Célio Balona, Banda Bios do Corpo de Bombeiros, grupo Osquindô, Orquestra Amos e banda Rádio Caos.

Célio Balona apresenta o Projeto Brasil, com instrumental de clássicos da música popular brasileira. No acordeom, o músico será acompanhado de Clóvis Aguiar no piano e Milton Ramos no contrabaixo. O trio apresenta arranjos para Insensatez, de Tom Jobim; Beatriz, de Edu Lobo e Chico Buarque; Explode coração, de Gonzaguinha, Valsinha, de Chico Buarque e Vinícius de Moraes; Assum preto e Asa branca, de Luiz Gonzaga. Também apresenta Oblivion, do argentino Astor Piazzolla (1921-1992). Trata-se do mesmo show levado por Célio a Castelfidardo, na Itália, onde é realizado o maior festival mundial dedicado ao acordeom. “O repertório é voltado a grandes compositores e músicas que marcaram a vida de todos nós, que são patrimônio brasileiro”, diz.

Célio aposta no encantamento do público. “Oportunidade de passar para o público melodia bonita, sensibilidade. O mundo está muito cinza. Vamos colorir um pouquinho. A cultura é o alimento da alma”, afirma. Além de descontração para o público, Célio destaca a importância de eventos como esse para abrir espaço para os artistas. “A mídia privilegia música descartável, sem qualidade, em detrimento a músicos novos, que aparecem e precisam de um lugar ao sol. Meu vizinho Pardini é um oásis nesse mar de lama”, defende.

Família O evento é desenhado para participação de toda a família, com programação especial para as crianças. Elas terão momento de contação de história com Alessandra Visentin, a Trupe Gaia. Alessandra apresenta o projeto Brincar de morar em um livro. São histórias de domínio público ou de autores infantis consagrados. Ela começa com história que escreveu e que dá nome ao projeto. “Conto a história de uma menina que construía casas com livro. Em determinado momento, os livros se transformam tijolos, deitados podem ser usados para se fazer escada, quando abertos viram telhados”, diz.

A contação é cheia de surpresas, como a construção de casinha confeccionada para o espetáculo, na qual as crianças podem entrar e interagir. Na parede, a criançada encontrará diversas palavras. “As crianças curtem demais. A partir das palavras escolhidas, conto história, música ou faço brincadeira-cantada. É uma forma de estimular as crianças a participar”, diz. Mas os adultos também entram na brincadeira. É a segunda vez que ela participa do Meu vizinho Pardini. “É muito bacana, muito bem organizado, muito bem estruturado. Para o público é um presente. Um evento que leva cultura, leva arte. É gratuito e tem ações muito boas”, completa.

3ª edição do Festival – meu vizinho Pardini 2018 – Museu Abílio Barreto
Domingo (5), das 11h às 20h. Rua Bernardo Mascarenhas 187, Cidade Jardim (entre o Museu Histórico Abílio Barreto e Paróquia de Santo Inácio Loyola). Informações: www.meuvizinhopardini.com.br.

Da manhã ao anoitecer

Confira a programação

>> 11h – Alessandra Visentin (contação de histórias)
>> 11h30 – Trupe Gaia (circo)
>> 12h – Célio Balona e Projeto Brasil (música instrumental)
>> 13h30 – Cia Athletica (yoga)
>> 14h – Banda Bios do Corpo de Bombeiros (música instrumental)
>> 15h – Grupo Osquindô (teatro)
>> 16h – Orquestra Amos (música instrumental)
>> 17h30 – Cia Athletica (yoga)
>> 17h – Show da banda Rádio Caos

MAIS SOBRE MUSICA