Relembre os hits oficiais da Copa que foram verdadeiros gols de placa

Música oficial do campeonato não empolgou os fãs e a ausência da cantora Shakira foi sentida pelos mais ortodoxos

por Walter Felix 26/06/2018 08:38
YouTube/Reprodução Sony Music/Divulgação
Os artistas latinos Shakira, Pitbull e Ricky Martin emplacaram hits na Copa em 2010, 2014 e 1998, respectivamente. (foto: YouTube/Reprodução Sony Music/Divulgação)

A canção Live it up, parceria entre os astros internacionais Nicky Jam, Will Smith e Era Istrefi, foi divulgada no final de maio como música oficial da Copa do Mundo 2018. Produzido pelo DJ Diplo – conhecido dos brasileiros pelo hit Sua cara, que reuniu Anitta e Pabllo Vittar –, o single teve videoclipe divulgado em 8 de junho, uma semana antes do início do Mundial, atingindo a marca de 40 milhões de visualizações em pouco mais de 10 dias.

Ainda que os números sugerissem sucesso, o lançamento não caiu na boca do povo. Nas redes sociais, foram inúmeras as mensagens de cobrança à cantora colombiana Shakira para virar esse jogo. Se Live it up não empolgou, há exemplos recentes de canções oficiais da Copa que foram verdadeiros gols de placa. Relembre alguns deles a seguir.

• WAKA WAKA (THIS TIME FOR AFRICA) (2010)
SHAKIRA


Hit de Shakira para a Copa na África do Sul, Waka waka (This time for Africa) parece ser unanimidade entre os internautas. A cantora “uniu todas as tribos” e foi responsável pelo hino de maior sucesso da Copa, somando, oito anos após seu lançamento, quase 2 bilhões de visualizações só no YouTube. A melodia é uma adaptação da música Zangaléwa, lançada em 1986 pela banda camaronense Golden Sounds.

• LA LA LA (2014)
SHAKIRA FEAT. CARLINHOS BROWN


Seguindo estética semelhante àquela que lhe garantiu sucesso em 2010, Shakira lançou seu single para a Copa no Brasil poucas semanas antes do início do Mundial. Para representar o país-sede, o escolhido foi Carlinhos Brown. No videoclipe, também marcam presença o craque Neymar e o espanhol Gerard Piqué, marido da colombiana, entre outros jogadores.

• WE ARE ONE (OLE OLA) (2014)
PITBULL FEAT. JENNIFER LOPEZ & CLAUDIA LEITTE


Com mixagem do grupo baiano Olodum, essa canção marcou a Copa no Brasil – seja pelo refrão chiclete ou pelas performances (que dividiram opiniões) do trio de cantores na cerimônia de abertura. O videoclipe oficial uniu símbolos da nossa cultura – como o carnaval e a capoeira –, foi amplamente comentado pela mídia e rendeu diversos memes.

• LA COPA DE LA VIDA (1998)
RICKY MARTIN


No auge de seu sucesso, o astro latino Ricky Martin foi convidado para compor e interpretar o hino da Copa de 1998, realizada na França. A canção ainda é lembrada como uma das mais marcantes trilhas sonoras da história da competição.

• BOOM (2002)
ANASTACIA


O single da cantora norte-americana Anastacia embalou a Copa no Japão, em que a seleção Brasileira se tornou o único país com cinco vitórias. Por aqui, a aposta da Fifa acabou abafada por sucessos da época, até hoje frequentemente associados ao nosso pentacampeonato – como Festa, de Ivete Sangalo, e Deixa a vida me levar, de Zeca Pagodinho.

MAIS SOBRE MUSICA