No disco 'Bossa nossa', Leny Andrade regrava a obra de Fred Falcão

Álbum traz 12 temas sob o ritmo da bossa nova, em que a voz da cantora é apoiada pelo quarteto: Jorge Helder, Lula Galvão, Rafael Barata e João Carlos Coutinho

por Kiko Ferreira 29/05/2018 09:02

Nana Moraes/Divulgação
Leny Andrade fez questão de gravar todas as 12 faixas compostas por Fred Falcão. (foto: Nana Moraes/Divulgação)

Considerado pelo autor uma espécie de quarto disco de sua recente trilogia autoral, o CD Bossa nossa tem como subtítulo Leny Andrade canta Fred Falcão, marcando o reencontro da cantora e admiradora com a obra do compositor e produtor pernambucano. São 12 temas com os dois pés na bossa nova, em que voz sempre maleável de Leny é apoiada por um quarteto “de responsa” formado pelo baixo de Jorge Helder, o violão de Lula Galvão, a bateria de Rafael Barata e João Carlos Coutinho no piano, acordeom, produção musical e arranjos. Marcelo Costa colabora com a percussão e Falcão assina a direção artística do disco.

O ponto central do CD está nas homenagens a Tom Jobim (Tons de Ipanema), João Donato (Alô Donato) e aos craques do movimento – Carlos Lyra, Menescal e João Gilberto – em Bossa nossa. Com a pegada jazzística dos discos de Leny, o álbum foi feito sob medida para ela. Fred confessa que metade das músicas foram compostas para a amiga de longa data. E mesmo a outra metade, que já estava pronta quando ele concebeu o projeto, também eram para a cantora. “Leny gostou de todas”, diz ele.

No princípio, a ideia era que a cantora participasse de uma faixa, mas ela se entusiasmou e pediu para gravar todas. O samba O amor pegou na veia, que abre o disco, já é uma prova do acerto da dupla, com melodia sinuosa e letra de Carlos Costa falando de uma paixão que até sangra. O clima apaixonado segue com Maré cheia, com a dose certa de drama e desilusão para tratar do amor que termina com um final infalível (“Procuro outro tema pra pra minha canção”).

Em seguida, vêm o bolero com jeito da dupla Bosco e Blanc (Instantâneos), o baião relacionando o tempo que passa e notas das canções (Promessa temporã, com Carlos Costa) e uma faixa para dilacerar corações (Inútil resistir), par de jarras com Janela aberta, que declara um amor que chega a plenos pulmões e vira solidão ao longo da noite. Parceria com Lysias Ênio, Pedaço de amor poderia ter sido um clássico dos anos 1960, assim como Valsa de Ipanema, que encerra o álbum.

Veterano que compôs temas românticos para Vanusa, Antônio Marcos e Wanderlea e autor de temas para trilhas de novelas, Fred Falcão começou tocando bossa e jazz em boates com Durval Ferreira, Maurício Einhorn e Raul de Souza. No auge da bossa, teve música registrada pelo grupo Os Cariocas. Mas só entrou pra valer no mercado do discos nos anos 2000, com a trilogia Voando na canção, Nas asas dos bordões e Premonições.

Fã do trabalho de Fred desde o primeiro encontro da dupla, em 1966, Leny Andrade se mostra intérprete perfeita para esse repertório atemporal, consistente e inspirado.

 

LENY ANDRADE CANTA FRED FALCÃO
• Biscoito Fino
• 12 faixas
• R$ 34,50

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE MUSICA