Jornal diz que números de Beyoncé e Kanye West no Tidal foram manipulados

A prática teria beneficiado os artistas a embolsar royalties excessivos, segundo o jornal norueguês Dagens Naeringsliv

por AFP 09/05/2018 11:00
AFP
Álbum 'Lemonade', de Beyoncé, teria conquistado menos acessos do que a receita da empresa acusa. (foto: AFP)
As estatísticas de BeyoncéKanye West na plataforma de streaming Tidal, propriedade de Jay-Z, teriam sido manipuladas, permitindo aos dois artistas americanos embolsar royalties excessivos - afirma um jornal norueguês nesta quarta-feira (9).

Segundo o jornal de negócios Dagens Naeringsliv (DN), o número de acessos aos álbuns The life of Pablo (2016), de Kanye West, e Lemonade (2016), de Beyoncé, ambos com pré-lançamento no Tidal em 2016, foi inflado por manipulação dos registros dos usuários.

Casado com Beyoncé, Jay-Z é um ex-parceiro de Kanye West. Por meio de sua holding Project Panther, o rapper americano comprou o Tidal - que tem sua origem e mantém suas atividades na Noruega - por 56 milhões de dólares em março de 2015.

As revelações do DN significariam que Kanye West e Beyoncé, assim como suas produtoras, abocanharam uma parte indevidamente alta dos royalties redistribuídos pelo Tidal, em detrimento de outros artistas que também estão nessa plataforma de música on-line.

Se confirmado, é um procedimento constrangedor para uma plataforma que prometeu reverter sua receita de forma mais generosa do que seus concorrentes, como Spotify, Apple Music e Deezer.

Apoiando-se no Centro de Cibersegurança e de Segurança da Informação (CCIS), o DN fala em mais de 320 milhões de leituras falsificadas de títulos dos dois álbuns em curtos períodos, uma manipulação que teria afetado mais de 1,7 milhão de usuários.

De acordo com o advogado americano Jordan Siev, citado pelo DN, o Tidal nega qualquer manipulação, afirmando que os dados foram roubados e que as informações publicadas pelo jornal estão equivocadas.

MAIS SOBRE MUSICA