Trabalhado no borogodó, Thiago Delegado faz show esta quinta no Teatro Bradesco

Apresentação marca o lançamento do disco disco Sambetes vol.1, álbum de oito faixas instrumentais e celebra a sonoridade das pequenas boates dos anos 1950/1960

por Alisson Millo 26/04/2018 07:00
Beth Freitas/divulgação
(foto: Beth Freitas/divulgação)
Dorival Caymmi decretou: “Quem não gosta de samba/ Bom sujeito não é/ Ou é ruim da cabeça/ Ou doente do pé”. Anos e anos se passaram e uma nova geração de compositores continua seguindo a trilha do mestre baiano. Nascido em Belo Horizonte, mas adotado carinhosamente por Caratinga, Thiago Delegado, de 35 anos, está entre eles.

Há uma década, Delegado toca com Aloízio Horta, Christiano Caldas e André “Limão” Queiroz no projeto DelegasCia, atração das quintas-feiras no bar A Casa, na capital mineira. Hoje, a noite será mais especial, mas em outro palco: no Teatro Bradesco, será lançado o disco Sambetes vol.1, quarto álbum de Thiago.

Disponível nas plataformas digitais, o disco físico foi lançado em CD e vinil. Gravado no Bunker Analog, em São João del-Rei, o único estúdio mineiro com tecnologia totalmente analógica, o projeto homenageia a sonoridade das pequenas boates, verdadeiros templos da música instrumental nos anos 1950/1960.

A formação da banda é a mesma do Delegas: o baixista Aloízio, o tecladista Christiano e o baterista Limão. “A gente já está bastante entrosado. Queria gravar com eles por causa disso, e agora chegou a hora de coroar o nosso trabalho. É uma celebração nossa”, afirma Thiago.

A apresentação de hoje vai passar também por outras fases da carreira do compositor. “O novo CD é curtinho, não dá pra ser só ele. Sinceramente, não era pra ser mesmo, pois estou com a banda há 10 anos e a gente toca de tudo um pouco, outros discos meus, outros artistas. É um show da minha carreira, vai além do Sambetes”, explica.

O álbum reúne oito faixas instrumentais, com exceção de Garoto Matheus – curiosamente, a mais curta, cantada pelo próprio Thiago. A proposta do projeto é destacar a veia sambista do mineiro.



“Minas tem cultura muito forte de samba. Vários artistas daqui têm projeção no cenário nacional, eu poderia perder horas listando todos os sambistas mineiros de qualidade. A gente tem também a cultura voltada para a música instrumental”, lembra Thiago.

Para ele, estar no palco com os amigos vai além de trabalho. “É uma diversão. A gente faz o que gosta, estamos entre parceiros. O público consegue perceber isso. Quem for ao show terá a oportunidade de se divertir também, além de participar dessa celebração com a gente.”

Filho de fãs da bossa nova, ele herdou o gosto dos pais pela música. “Minha formação veio deles, os dois também me influenciaram”, lembra Thiago. Aliás, quem assina o encarte do disco é Roberto Menescal. “Que grande ideia fazer um vinil só de sambetes! Aliás, Delegas é um craque nesse estilo: melodias ótimas num pique fantástico”, elogia o mestre da bossa nova, homenageado na faixa Sambete do Menexca.

* Estagiário sob supervisão da editora assistente Ângela Faria

THIAGO DELEGADO
Show de lançamento do CD Sambetes vol.1. Nesta quinta-feira (26), às 20h30. Teatro Bradesco. Rua da Bahia, 2.244, Lourdes, (31) 3516-1360. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Vendas na bilheteria ou on-line https://bit.ly/2vJIEkb).



SAMBETES VOL. 1
De Thiago Delegado
Independente
Informações: www.thiagodelegado.com

MAIS SOBRE MUSICA