24 anos sem Kurt Cobain: fãs relembram trajetória do artista

Ícone da ''Geração X'', músico ainda comove fãs duas décadas após morte

Lucas Negrisoli * 05/04/2018 12:32
Michel Linssen/Flickr
(foto: Michel Linssen/Flickr)
''Outro perda causada pelo sucesso''. Essas foram as palavras ditas pela então âncora do canal norte-americano de televisão ABC, Diane Sawyer, no dia 5 de abril de 1994, quando anunciava a morte de Kurt Cobain, aos 27 anos. 

Lutando contra o vício em heroína e diagnosticado com transtorno bipolar, o músico tirou a própria vida naquele ano, quando estava no auge da carreira com a banda de grunge Nirvana e era considerado por muitos a personificação da juventude noventista da ''Geração X''. 

Com cinco álbuns, ''Bleach'' (1989), ''Nevermind'' (1991), ''Intesticide'' (1992), ''In Utero'' (1993) e o acústico MTV da banda, lançado postumamente em novembro de 1994, o Nirvana figurava na década de 1990 como o grande expoente do grunge - estilo musical marcado por guitarras distorcidas, letras depressivas e uma estética que misturava o punk e o heavy metal. 

Vida e obra

Kurt Donald Cobain, filho de uma garçonete e de um mecânico de carros, nasceu no 20 de fevereiro de 1967, em Abersdeen, no estado norte-americano de Washington. 

Criado por pais de classe média, que o descreviam como ''uma criança criativa'', Kurt Cobain começou a cantar e tocar piano aos quatro anos de idade, mas somente aos 14 anos ganhou a primeira guitarra. 

Apaixonado desde cedo pela contracultura, pelo movimento Punk e pela cena 'underground', o músico conheceu no ensino médio o baixista Krist Novoselic. Mais tarde, os dois formariam a banda “Fecal Matter” e, posteriormente, o Nirvana. 

A banda alcançou o sucesso absoluto com o álbum ''Nevermind'', em 1992, quando já contava com Dave Grohl na bateria e figurava no topo das paradas musicais. Kurt Cobain se transformava em celebridade aos 25 anos de idade.  

Vício em heroína

Cobain era usuário de drogas desde a adolescência, quando usava periodicamente maconha, álcool e cigarro. A heroína, droga derivada do ópio, entrou na vida no cantor em 1986 quando um traficante de Tacoma ofereceu a ele a primeira dose. 

Até o final de 1990, esporadicamente, o músico usava a heroína , quando o uso tornou-se um vício. A droga começou a afetar a carreira do músico nas primeiras turnês do álbum Nevermind - quando por diversas vezes ele não conseguia cumprir com as demandas das apresentações ou entrevistas

Morte

No início de março de 1994, um mês antes de tirar a própria vida, Kurt Cobain teve uma overdose autoinduzida por medicamentos misturados com álcool quando passava férias em Roma, na Itália. 

No dia 18 do mesmo mês, a mulher dele, Courtney Love, telefonou para a polícia informando que Cobain tinha pensamentos suicidas e que havia se trancado em um quarto com uma arma. 

Mais tarde, no mesmo dia, a polícia de Roma entrou no quarto de hotel onde o músico se encontrava e confiscou diversas armas, remédios e garrafas de bebida alcoólica. 

Em uma sala separada acima da garagem da casa de Kurt Cobain em Seattle, o corpo dele foi achado no dia 8 de abril de 1994. Foram encontradas, também, uma espingarda e uma carta. 

O atestado de óbito do cantor apontou que ele havia suicidado com um tiro na cabeça afirmou que a morte ocorrera três dias antes, no dia 5 de abril. 

Clube dos 27

Uma das lendas mais fortes no imaginário dos fãs de rock'n’'oll é a de que grandes artistas, por alguma razão, morrem aos 27 anos - frequentemente, os seletos músicos do 'clube' são associados ao uso excessivo de álcool e drogas e a mortes violentas, suicídios e irreverência. 

Foi o caso de Kurt Cobain, que passou a integrar o grupo composto por Brian Jones, membro fundador da banda inglesa Rolling Stones, o lendário guitarrista Jimi Hendrix, a cantora Janis Joplin, o músico Jim Morrison e a compositora Amy Winehouse. 

Além dos membros mais 'notórios' do clube dos 27, há ainda ao menos outros 48 músicos famosos que também morreram aos 27 anos, como o blueseiro Robert Johnson e o baixista da banda Hole, Kristen Pfaff.

Memória

A figura de Kurt Cobain, 24 depois, ainda se mantém viva e agrega fãs de gerações posteriores a morte dele. Até a publicação desta matéria, o nome do cantor figura entre os 10 assuntos mais comentados no Twitter mundial.
 
Confira algumas homenagens:
 
 
*Estagiário sob supervisão do editor Benny Cohen 

MAIS SOBRE MUSICA