Adriano Campagnani lança 'Instrumental das esquinas'

Álbum conta com participação de Toninho Horta, Flávio Venturini e Lô Borges

por Mariana Peixoto 14/03/2018 08:00
O contrabaixista Adriano Campagnani acompanha grandes nomes da música mineira e mantém trabalho autoral
JP Sofranz/Divulgação (foto: O contrabaixista Adriano Campagnani acompanha grandes nomes da música mineira e mantém trabalho autoral)
Vida de instrumentista contratado é complicada. Mas o contrabaixista Adriano Campagnani não a trocaria de forma alguma. Companheiro de    Cláudio Faria na banda de Beto Guedes, também gravou os três discos que o músico lançou. Depois do show-homenagem desta quinta, Campagnani retorna à Autêntica no dia 22 para lançar seu terceiro álbum solo, Instrumental das esquinas.

Assim como nos trabalhos anteriores, ele faz música instrumental mas com a participação de alguns cantores. O próprio Cláudio Faria participou de uma faixa, Caminho de pedra (gravou piano e voz). Outros nomes que participaram do projeto foram Toninho Horta, Flávio Venturini e Lô Borges, todos artistas que Campagnani já acompanhou.

Antes do show haverá um workshop em que o contrabaixista vai desfiar sua técnica: slap 3 dedos, tapping, harmonia e improvisação, campos harmônicos, escalas, progressões de acorde, entre outras.

Atualmente Campagnani integra as bandas de Beto Guedes, Wilson Sideral e o projeto dos irmãos Rogério Flausino e Sideral interpretando Cazuza. “Há 26 anos vivo de música. Sempre fui um músico que trabalha muito, sempre toquei com vários artistas ao mesmo tempo. Tenho é que coincidir agenda”, comenta.

A partir de 1995, ele conta, começou a fazer um trabalho autoral como “válvula de escape”. “Gravei três discos e um DVD, venho fazendo meus shows, participando de festivais de jazz. Estes são prioridade. Se coincidir agenda, coloco um substituto (para tocar com os outros artistas”.

Campagnani desmente qualquer frustração de um músico contratado que tem que tocar a música dos outros. “Acho muito bom. Volta e meia me perguntam por que não monto minha própria banda. Pois tenho pavor da ideia de tocar um tipo de música só. Como instrumentista contratado, o trabalho me permite estar apto a tocar música cubana, indiana, brasileira.” (MP)

INSTRUMENTAL DAS ESQUINAS
Lançamento do álbum do contrabaixista Adriano Campagnani. Quinta (22), workshop das 19h30 às 21h30; e show às 22h, n’A Autêntica (Rua Alagoas, 1.172, Savassi, (31) 3654-9251). Entrada franca.

MAIS SOBRE MUSICA