Projeto de shows em homenagem a Catulo da Paixão Cearense tem registro em CD em clima de seresta

Show é marcado por diferentes vozes e produção musical de Mário Sève

por Ana Clara Brant 10/03/2018 11:58
Sol Santarsiero/Divulgação
O flautista e compositor Mário Sève, idealizador do disco A paixão segundo Catulo, lançado pelo selo Sesc (foto: Sol Santarsiero/Divulgação)

Luar do sertão, Flor amorosa, Ontem ao luar e Sertanejo enamorado são obras-primas do cancioneiro brasileiro e criações de um compositor maranhense, de nome peculiar e poético – Catulo da Paixão Cearense (1866-1946). Um dos mais populares letristas brasileiros do início do século 20, transitou por salões da aristocracia e rodas de boemia. Apesar de sua importância, o cantador, músico, poeta e escritor é pouco conhecido pelo público nos dias de hoje.

“Catulo foi muito famoso e bastante gravado. Luar do sertão, sua composição mais famosa e um clássico, teve versões de Milton Nascimento, Luiz Gonzaga, Chitãozinho & Xororó. Sua música circulava entre o povo, mas também nas reuniões mais sofisticadas”, destaca o saxofonista, flautista, compositor e arranjador carioca Mário Sève. Ele é o responsável pelo projeto A paixão segundo Catulo, que circulou por Rio, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte para celebrar os 150 anos de nascimento do artista durante o ano de 2016.

A iniciativa resgatou a essência da seresta através das vozes de Leila Pinheiro, Joyce Moreno, Carol Saboya, Mariana Baltar, Claudio Nucci, Alfredo Del-Penho, Rodrigo Maranhão e Lui Coimbra. “O show reunia canções do Catulo mesclado com serestas, valsinhas e modinhas de autores contemporâneos dele – Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth –, além dos mais atuais que beberam em sua fonte – Paulinho da Viola, Chico Buarque e Dori Caymmi. O resultado ficou tão bacana que decidimos registrar”, revela o músico sobre o CD recém-lançado pelo selo Sesc.

Mário conta que teve a infância e a juventude embaladas por Nazareth e Francisco Mignone tocadas pela mãe pianista e sua formação foi influenciada também por Catulo da Paixão. “Tenho uma relação muito próxima com o choro e, consequentemente, com a seresta. O Catulo aparece nesse sentido. Ele foi o responsável pela reabilitação do violão nos salões da alta sociedade carioca – que era considerado um instrumento menor, tido como chulo – e pela reforma da modinha.”

O disco que traz 15 faixas com os versos poéticos de Catulo. “São letras primorosas, melodias bem trabalhadas. Ficou um trabalho muito bem-feito e com um envolvimento afetivo bem intenso”, observa. Todos os artistas que estiveram nas apresentações – sejam intérpretes ou instrumentistas – estão no álbum. “Decidimos fazer um show de lançamento neste fim de semana em São Paulo, mas o formato é bem diferente do que realizamos em 2016, que foram quatro apresentações distintas, com temas e com os cantores em dupla. Agora é todo mundo. É um espetáculo bem completo. Todos têm uma ligação com essas músicas, seja através do pai, do avô. Elas têm uma carga emocional intensa. É bacana.”



A PAIXÃO SEGUNDO CATULO
Vários artistas
Selo Sesc
15 faixas
Preço sugerido: R$ 20
Disponível nas lojas da rede Sesc, livrarias parceiras de todo o Brasil e plataformas de streaming Spotify, Deezer, Google Play Music e Apple Music..
Informações: sescsp.org.br/loja

• PALAVRA CANTADA

Confira repertório e intérpretes do álbum

» Ontem ao luar – Joyce Moreno
» Flor amorosa – Leila Pinheiro e Rodrigo Maranhão
» Por que sorris? – Leila Pinheiro
» Cabocla de Caxangá – Claudio Nucci e a turma toda
» Luar do sertão – Mariana Baltar e Claudio Nucci
» Você não me dá – Carol Saboya
» Por um beijo – Lui Coimbra
» Sertaneja – Carol Saboya e Lui Coimbra
» Os olhos dela – Leila Pinheiro
» Rasga o coração – Alfredo Del-Penho
» O sertanejo enamorado   – Claudio Nucci
» Tu passaste por este jardim  Mariana Baltar
» Amenidade – Alfredo Del-Penho
» Talento e formosura – Rodrigo Maranhão
» Batuque – Mário Sève, Adriano Souza, Luiz Otávio Braga e Dininho

MAIS SOBRE MUSICA