'Só estou fazendo para me divertir', diz MC Loma, do hit 'Envolvimento'

Aos 15 anos, a pernambucana já alcançou a marca de 11 milhões de visualizações no YouTube com a música lançada com as amigas

por Diário de Pernambuco 08/02/2018 11:11
Instagram
MC Loma e as Gêmeas Lacração comemoram sucesso da música 'Envolvimento'. (foto: Instagram)
Gravado dentro de um guarda-roupa, com o microfone de um celular e um instrumental encontrado no YouTube. Esse foi o processo caseiro da produção de Meu ritmo, música responsável por tornar a pernambucana MC Loma, de 15 anos, o mais novo viral da internet. A repercussão que a canção de apenas um minuto ganhou na internet estimulou a criação de um sucesso ainda mais estrondoso: Envolvimento, cujo vídeo acumula mais de 11 milhões de visualizações no YouTube. O trabalho, comentado até mesmo por Anitta, foi fruto de uma brincadeira entre amigas.

Com uma voz robotizada pelo abuso do auto-tune - programa utilizado para editar a voz -, Loma canta por cima de batidas típicas do brega funk local. "Esse hit é chiclete na sua mente vai ficar", diz o refrão. O potencial "envolvente" da música é tamanho que foi comprovado até mesmo por Felipe Neto, um dos youtubers mais populares do país e o grande responsável por alavancar a popularidade da MC para além do estado. Ele chegou a decretar o sucesso como "o hit do carnaval": "É genial, ela é genial. Você vai ver. Kondzilla vai contratar no ato".

Em entrevista, Paloma Roberta Silva Santos - nome real da adolescente - revelou que não esperava tanta repercussão: "Para falar a verdade, eu nem ligo muito para isso, só estou fazendo para me divertir com minhas amigas". As amigas em questão são Mirella e Mariely Santos, irmãs gêmeas responsáveis por compor as canções de Loma, além de atuarem como dançarinas nos vídeos. "Se eu estiver em um lugar e não puder estar com elas, eu nem vou. Não ligo para a fama, nem para o dinheiro. Só queremos nos divertir", conta a MC.

SHOWS Devido ao sucesso repentino, a moradora do bairro de Prazeres, no município de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, revela já estar sendo abordada por pessoas na rua: “Muita gente pede para tirar foto. Até autógrafos já estou dando”. Ela também está recebendo propostas para shows. Para isso, passou a ser gerenciada pelo tio, Ricardo, que já possui certa experiência no ramo. 
 
Tendo como cenário o bairro em que vive, os clipes de Loma são extensões do viés caseiro de suas músicas. As produções contam com filmagens amadoras, maquiagens exóticas e coreografias improvisadas, quase como paródias dos videoclipes do pop mainstream que a adolescente consome.
 
"Minha inspiração é a Anitta. Falam que pareço muito com ela antes da fama", diz a MC, se enxergando na carioca de Honório Gurgel que hoje é a principal pop star do país. Ela também afirma admirar Lady Gaga - talvez daí venha a excentricidade de suas maquiagens. Seu próximo lançamento, chamado Se concentra, contará com os vocais das gêmeas pela primeira vez. "Vai ser tipo Fifth Harmony", explica, fazendo paralelo com a girl band norte-americana. Questionada até quando continuará se aventurando pelo YouTube, ela é simples e direta: "Até quando der".

Abaixo, assista ao clipe de Envolvimento:

MAIS SOBRE MUSICA