Justin Timberlake arrisca em novo álbum

Quinto trabalho do artista, 'Man of the woods' mistura funk e rap com country e folk

por Estado de Minas 03/02/2018 10:00
TIMOTHY A. CLARY/AFP
O cantor e ator Justin Timberlake durante entrevista coletiva sobre sua apresentação no intervalo do Super Bowl (foto: TIMOTHY A. CLARY/AFP)

O lançamento de Man of woods, quinto álbum solo de Justin Timberlake, que chegou ontem aos serviços de streaming, estava cercado de expectativa. Três singles vieram a público com antecedência – Filthy, Supplies e Say something – e mostram o artista em uma nova fase. Com amigos Timbaland e Pharrel William faz canções mais dançantes, cruzando elementos de rap, funk e batidas eletrônicas, mas a novidade é a parceria com o cantor country Chris Stapleton, em que mostra baladas mais tradicionais e intimistas.

O novo álbum, disse o artista americano, é o mais “pessoal” de sua carreira que alcançou grande sucesso depois de deixar a boy band NSYNC e lançar, em 2002, o solo Justified, renovando o R&B. O título é uma homenagem a Silas, o filho de 2 anos que tem com sua esposa, a atriz Jessica Biel, cujo nome significa “da floresta”. “É realmente inspirado em meu filho, minha esposa, minha família, mas, mais que qualquer outro que escrevi, de onde sou”, explicou em um vídeo divulgado no início do ano. Em canções como Flannel ele compartilha com os fãs sua experiência como pai. O trabalho incorpora uma sutil influência country – o cantor nasceu em Memphis, Tennessee, em 1981 –, mas Timberlake não abandona a pista de dança e Filthy traz boa pegada nas batidas electro.

O lançamento, marcado para ontem, teria uma festa na mansão onde viveu o cantor Prince, em Paisley Park, Minnesota. Timberlake afirma que o artista falecido em 2016 foi uma das grandes influências de sua carreira. Timberlake não lançava um álbum desde 2013, quando apresentou The 20/20 experience e The 20/20 experience – 2 of 2 de forma consecutiva.

Cinema
Durante este período longe dos estúdios, fez alguns trabalhos para o cinema. Em 2016, lançou o single Can’t stop the feeling!, canção da trilha sonora do filme de animação Trolls, sucesso que lhe valeu uma indicação ao Oscar. E também se dedicou à carreira de ator e protagoniza o mais recente filme de Woody Allen, Roda gigante.

O fim de semana, no entanto, guarda surpresas para os fãs. Neste domingo, ele será o outro protagonista do Super Bowl, a grande final da NFL entre New England Patriots e Philadelphia Eagles, com o show do intervalo para milhões de telespectadores. O artista já participou do evento em 2004, mas a apresentação não é recordada pelo duo musical que formou com Janet Jackson, e sim por deixar um dos seios da irmã de Michael Jackson descoberto ao final da apresentação. Timberlake alegou na época “uma falha de figurino”, mas o canal CBS, que exibiu o show, foi multado em US$ 550 mil.

Em entrevista coletiva sobre a apresentação no evento, o cantor não revelou se terá algum convidado em sua apresentação. A imprensa especula sobre os integrantes da extinta banda NSYNC e a própria Janet Jackson. “Vamos fazer neste intervalo algumas coisas que nunca foram feitas”, comentou. “Falando sério, este momento nos dá a oportunidade de unir as pessoas por meio do que acredito que é a melhor expressão da arte, a música”, disse. (AFP)

MAIS SOBRE MUSICA