Festival em BH reúne bandas dedicadas à música celta

Adeptos do folk tradicional ao chamado irish punk, grupos locais se reúnem na Autêntica nesse sábado

por Pedro Galvão 17/11/2017 08:00

Iana Domingos/divulgação
Iana Domingos/divulgação (foto: Iana Domingos/divulgação)
Na última década, BH se acostumou a ter seu “Dia de Dublin”. Alguns pontos da cidade se colorem de verde por causa do Saint Patrick’s Day, a festa tradicional da Irlanda, celebrada em 17 de março. No entanto, fora do “carnaval importado”, a música e a cultura celtas também têm vez. Prova disso é o Folk Moon Fest, que será realizado sábado (18), n’A Autêntica.

O festival reunirá quatro bandas mineiras dedicadas a diferentes vertentes do ritmo – do folk ao chamado irish punk. McMiners, Warboar, Taverna e The Celtas Ride Again trazem nomes sugestivos, ligados à música que tocam. Formadas nos últimos anos, elas se aproximaram devido à semelhança sonora e criaram o coletivo que dá o nome do festival.

“The Celtas Ride Again é a pioneira em BH. Nós, do McMiners, viemos na sequência. A gente se conheceu tocando no mesmo evento, anos atrás, e vimos que havia boas bandas do gênero em BH. Aí surgiu a ideia de montar um coletivo e criar o festival”, conta Gabriel Leão, vocalista do McMiners. Ele também toca guitarra, bandolim e bodhrán, instrumento de percussão tradicional da Irlanda e da Escócia.

Formado em 2012, The McMiners se dedica ao estilo irish punk, que mistura ritmos folclóricos ao punk rock de acordes rápidos e bateria acelerada. Influenciados por ícones mundiais do estilo – Dropkick Murphys, Flogging Molly e The Real McKenzies –, os belo-horizontinos lançaram dois EPs. O último deles este ano, chamado Tales of betrayal and deceit, com faixas autorais. O grupo também costuma fazer releituras de clássicos do folclore irlandês como The drunken sailor e Johnny I hardly kew ya. A banda conta ainda com gaita de foles, acordeom e violino, esse a cargo de Marianna Gray.

MULHERES

A presença feminina não é exceção no movimento. Das quatro bandas do festival, três contam com pelo menos uma mulher. Liderada pela vocalista e percussionista Mariana Roque, Taverna oferece aos fãs uma viagem musical à era medieval. Com som menos pesado que o do McMiners, o grupo toca versões de canções tradicionais celtas com instrumentos acústicos bandolim, flautas, bodhrán e outros percussivos típicos da região das Highlands.

 

A musicalidade mais fiel às tradições também vale para The Celtas Ride Again. Embora conte com guitarras e baixo elétrico em meio a banjo, bodhrán e cajón, a banda comandada pelo vocal do irlandês Karl Mooney mescla músicas próprias a versões de baladas populares do país (The rocky road to Dublin, Molly Malone, Whiskey in the jar e The irish rover).

Para completar a seleção “celta-mineira”, o grupo Warboar apresenta seu folk-metal mesclando heavy metal a ritmos típicos, tal qual a banda de Varginha Tuatha de Danaan, referência nacional no gênero. Com repertório autoral, com algumas letras em português a formação de baixo, guitarra, bateria, teclado com flauta e banjo em algumas músicas, está trabalhando para lançar seu primeiro EP.

 

Folk Moon Fest
Shows: McMiners, Warboar, Taverna e The Celtas Ride Again
Sábado, 18 de novembro, às 20h, n’A Autêntica (Rua Alagoas, 1172, Funcionários)
Ingressos: R$30 (antecipado no site www.sypla.com.br) R$40 na portaria
Classificação etária: 18 anos
 

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE MUSICA