Banda Atom toca 'Dark side of the moon' no Cine Theatro Brasil

Grupo mineiro vai executar, na íntegra e em ordem cronológica, o mais conhecido álbum do Pink Floyd

por Mariana Peixoto 29/09/2017 08:38
Rede/divulgação
(foto: Rede/divulgação)
Cada fã tem seu álbum preferido do Pink Floyd.

 

Independentemente de gostos pessoais, é Dark side of the moon (1973) o mais conhecido deles. Um dos discos mais vendidos da história e também divisor de águas na carreira da banda britânica, ele vai ser relido no palco.

Sexta-feira e sábado (29 e 30/9), a banda Atom faz, no Cine Theatro Brasil Vallourec, show com o repertório – na íntegra e em ordem cronológica – do álbum gravado pelo então engenheiro de som Alan Parsons em Abbey Road. No palco estarão Hélio Guimarães (vocal, guitarra e violão), Lucas Soares (guitarra), Rufino Silvério (piano, teclados e vocal), Paulo Victor (bateria), Renato Valente (baixo), Viviane Donner, Mariana Roque e Cynthia Mara (vocais).

“Escolhemos Dark side porque é o disco mais importante do Pink Floyd, foi o que mudou a banda de patamar. Já que esta vai ser a primeira vez (que a banda relê um disco na íntegra), optamos pelo trabalho mais importante deles”, comenta Hélio Guimarães, que criou o Atom há quatro anos.

Dark side não é longo, tem pouco mais de 40 minutos. Na apresentação, a banda vai destinar a primeira parte a esse trabalho. No segundo momento, executará músicas de outros discos dos ingleses. Serão duas horas de show. “Da última vez que nos apresentamos no Cine Theatro Brasil, o show durou duas horas e 40 minutos. É muito longo para um teatro”, diz o guitarrista.

Pink Floyd é prolífico em bandas cover. Guimarães decidiu se dedicar ao grupo depois de uma temporada nos EUA. “Fui a um show do Brit Floyd, a maior banda cover do mundo, no mesmo teatro em que o David Gilmour se apresentou. Achei o público mais animado (com o cover). Então, quando voltei ao Brasil, resolvi criar o Atom.”

E todo mundo que toca Pink Floyd deve se dedicar muito, não? “Todos têm que ser detalhistas, pois quem gosta geralmente entra numa jornada para tentar recriar o som. Tem gente que faz isso como um desafio”, comenta Guimarães.

Diferentemente de outras bandas tributo, Atom só se apresenta em teatros e festivais. Não toca em casas noturnas. “Essa escolha é até por causa da nossa sobrevivência. A estrutura é muito grande.” Para as duas apresentações deste fim de semana, serão mobilizadas 20 pessoas, entre músicos, produtores e roadies.

E será mesmo um desafio, ainda mais para Viviane Donner, uma das três vozes femininas do Atom. Ela ficará responsável pela interpretação de The great gig in the sky, que traz um dos vocais mais conhecidos da história da banda – a voz da gravação original é da cantora Clare Torry, então com 25 anos.

ATOM
Tributo ao Pink Floyd. Sexta-feira e sábado (29/9 e 30/9), às 21h. Cine Theatro Brasil Vallourec, Avenida Amazonas, 315, Centro. 2º lote: R$ 90 (inteira) e R$ 45 (meia-entrada). À venda na bilheteria do teatro e no sitewww.compreingressos.com

MAIS SOBRE MUSICA