Anitta faz a primeira jogada de seu 'Xeque Mate'

Cantora lança música gravada em inglês, 'Will I see you', e a divulga viajando no mesmo dia para BH, São Paulo, Salvador e Manaus

por Ana Clara Brant 04/09/2017 08:30

LEANDRO COURI/EM/D.A.PRESS
Anitta convocou os fãs para encontrá-la ontem no BH Shopping e passou oito minutos no local, durante os quais posou para fotos. (foto: LEANDRO COURI/EM/D.A.PRESS)

Foram apenas oito minutos – cronometrados. Mas o suficiente para transformar a passagem-relâmpago de Anitta por Belo Horizonte, na tarde deste domingo, 03, num grande alvoroço. Três horas antes da chegada da cantora à capital mineira, centenas de fãs de todas as idades, mas sobretudo crianças, já se aglomeravam na porta de uma loja de departamentos no BH Shopping. O encontro havia sido marcado via redes sociais da cantora, com a promessa de uma ''surpresa''.

Era uma ação de marketing para marcar o lançamento da primeira canção gravada por Anitta em inglês, Will I see you, como parte do projeto Xeque Mate, que prevê a divulgação de um clipe a cada mês. Antes de BH, a artista carioca fez o ''lançamento'' em São Paulo, que consistiu em assistir ao clipe ao lado de fãs e ter um breve encontro com jornalistas na sequência.

O formato, segundo foi divulgado por sua assessoria de imprensa, seria idêntico na capital mineira, de onde Anitta seguiu para Salvador e Manaus, deslocando-se em avião fretado. Mas não foi bem assim. Nos oito minutos que permaneceu no shopping, ela apenas fez fotos com fãs. De acordo com um assessor que a acompanhava, por ''questões de segurança'' a visita de Anitta foi abreviada, já que havia um número maior de pessoas do que se esperava no local.

Anitta estava vestida com um top e uma camiseta branca, colares de pérola, calça jeans, salto alto e óculos escuros, que ela não tirou, devido a uma conjuntivite. Como o encontro com a imprensa previsto para BH também foi suprimido da programação, a cantora respondeu questões do Estado de Minas via texto e áudio de WhatsApp depois de sua partida da capital mineira.

''O público que admira meu trabalho é sempre muito respeitoso e carinhoso. Acredito que, para todo artista ter fãs, é como um combustível que nos move. Sem eles não tem por quê nem para quem cantar'', disse ela, minimizando as preocupações com segurança manifestadas por sua assessoria.

PARCERIA Will I see you é uma composição do produtor norte-americano Poo Bear, conhecido por trabalhar em hits como Where are ü now e What do you mean?, de Justin Bieber, e músicas do Fifth Harmony. ''Criamos uma campanha nunca antes vista no Brasil. Prometemos soltar um clipe por mês. Acredito que a expectativa seja grande. Não só para mim, mas para o público também'', diz Anitta, em referência ao projeto Xeque Mate.

O tempo de duração da iniciativa ainda não foi divulgado e, de acordo com a cantora, as faixas serão lançadas em uma ordem segundo a qual a última tacada dará o famoso ''xeque-mate''. ''O Xeque-mate é porque o mundo inteiro entende essa expressão. E nós precisávamos de uma expressão mundial. Mas também envolvendo essa coisa de ser várias jogadas, várias sacadas e a última é a mais importante'', afirma, deixando clara a intenção de internacionalizar a carreira.

Não é de hoje que Anitta adotou a ideia de jogar com os fãs e a mídia, sobretudo quando vai lançar algum produto. A preferência por singles e clipes em detrimento de álbuns é algo que ela declara abertamente. ''Lá fora, a galera ainda tem o costume de ouvir um álbum inteiro. Aqui, não. O povo ouve o que é trabalhado na rádio. Quando você lança um álbum, você perde as outras músicas.''

A comunicação com o público via redes sociais tem sido uma ferramenta essencial dentro da estratégia da cantora, que garante ser ela mesma quem escreve os posts. ''Isso nos aproxima dos fãs'', afirma. Para Xeque Mate, ela estabeleceu uma parceria com a C&A, que lança simultaneamente as peças que a poderosa usará em seus clipes. Nas araras da loja de departamentos, ontem já era possível ver o anúncio: ''A Anitta usou no seu clipe. Agora é a sua vez''. O vídeo de  Will I see you deve ficar em exibição nos telões da marca espalhados pelo Brasil durante todo o mês de setembro.

Os passos de Anitta apontam firmemente na direção da carreira internacional, com suas últimas gravações sendo feitas em espanhol e em inglês e suavizando a batida funk do início de sua carreira. Sobre a ambição de conquista do mercado estrangeiro, ela diz que a estratégia tem sido planejada de uma forma bem cuidadosa e sem ansiedade e que ainda não pensa em se mudar do país. ''Fazer uma música com um dos maiores produtores da atualidade, o Poo, foi um grande passo para isso acontecer. Toda a minha carreira internacional é pensada aos poucos. Ainda não cheguei nessa fase de pensar em morar fora.''

Larissa de Macedo Machado, seu nome de batismo, uma menina de 24 anos, nascida em Honório Gurgel, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, e que está ganhando o mundo, diz que a projeção que tem hoje é fruto de muito trabalho e dedicação, o que, para ela, é o principal motivo de orgulho em sua trajetória. ''É muita gente envolvida, uma energia investida. Uma equipe muito engajada. Quem faz arte sabe que esse, sim, é nosso eterno orgulho. O dinheiro é importante, claro. Mas me orgulho mesmo é desse caminho todo percorrido.''

No próximo sábado, 09, Anitta deverá voltar a BH, desta vez para um show no festival Festeja, no Mineirão. Em agosto, a cantora cancelou o Show das Poderosinhas agendado para ontem no Km de Vantagens Hall. Ao anunciar o cancelamento, sua assessoria alegou ''questões de conflito na agenda da artista''.

 

Abaixo, confira o vídeo de Will I see you:

 

BATEU, LEVOU Anitta não tem medo de dar a cara a tapa e se envolver em polêmicas públicas. A mais recente é de sexta-feira passada. Após um post do vereador Otoni de Paula (PSC-RJ) que a chamou de ''vagabunda de quinta'' e ''garota de programa'', a cantora não deixou barato e respondeu: ''Se o senhor me contratou para um programa e tomou um bolo ou encontrou algum anúncio de programa meu em algum lugar e não conseguiu me contratar sinto em informar que a culpa não foi minha. É porque realmente não trabalho nesta função. Sou cantora, empresária, compositora, coreógrafa e outros negócios (que não são da indústria pornográfica) mas que são tantos que teria que ficar algumas horas aqui escrevendo. Dou emprego pra aproximadamente 50 famílias diretamente. Sei como é importante e estratégico usar um nome de notoriedade na mídia para ganhar espaço e assim começar a divulgar seu trabalho próximo ao ano eleitoral. Também não seria burra de processar por calúnia um vereador. Qualquer ser humano que entenda de justiça brasileira sabe que eu não sairia vitoriosa nesta questão nem com macumba (aproveitando o trocadilho, já que o senhor é evangélico)''.

A respeito dos debates que tem protagonizado no espaço virtual sobretudo com congressistas, Anitta disse ao Estado de Minas: ''Acredito no foco e no bem. Se, em vez de falarem mal dos outros, as pessoas focassem no que elas precisam fazer, o Brasil seria muito melhor''.

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE MUSICA