Perfil de Chico Buarque ironiza críticas à música do cantor

Cantor e compositor está sendo acusado de machismo por conta de um trecho da canção 'Tua cantiga'

por Diário de Pernambuco 21/08/2017 09:28
Daryan Dornelles/Divulgação
O último disco do compositor foi 'Chico', lançado em 2011. (foto: Daryan Dornelles/Divulgação)
Prestes a lançar o 23º álbum da carreira, Caravanas, o perfil do cantor e compositor Chico Buarque no Facebook se manifestou a respeito de um debate desencadeado por um verso da música Tua cantiga, a primeira inédita do novo disco, lançada há três semanas e disponível no Spotify.
 
Em mais um Fla-Flu propagado no ''tribunal do Facebook'', o artista, de 73 anos, foi criticado por grupos feministas que o enxergaram como um machista, como se estivesse ''romantizado o abandono paterno'' no trecho ''Quando teu coração suplicar ou quando teu capricho exigir... Largo mulher e filhos e de joelhos vou te seguir''.

A página oficial do compositor na rede social, conduzida pela equipe do artista, compartilhou a seguinte mensagem: ''Será que é machismo um homem largar a família para ficar com a amante? - Pelo contrário. Machismo é ficar com a família e a amante''.
 
Minutos mais tarde, o perfil acrescentou: ''Diálogo entreouvido na filha de um supermercado...'' A resposta, no entanto, deu mais combustível ao debate. Com menos de 30 minutos no ar, a postagem atraiu mais de 300 comentários a favor e contra o ''diálogo''.
 
''O mundo está um porre, Chico, e o pessoal não entende mais os exageros de uma licença poética. Tudo é entendido na literalidade'', defendeu uma internauta. ''Querido, o problema não é largar a mulher para ficar com a amante. O problema é largar os filhos. Seja lá qual o motivo'', criticou outro.

Após seis anos sem gravar um disco de inéditas, o compositor carioca lançará Caravanas na próxima sexta-feira, 25. Além de sete composições inéditas, como Tua cantiga e Massarandupió - essa última teve trecho divulgado durante a semana e é uma parceria com o neto, Chico Brown -, Chico também regravou novas versões de Dueto, com uma das netas, e A moça do sonho.
 
O álbum tem direção musical e arranjos do violonista Luiz Cláudio Ramos, produção de Vinícius França (produtor e empresário de Chico), foto de capa de Leo Aversa e projeto gráfico de Cássia D’Elia, brasileira residente em Paris. Entre os músicos que participam do novo disco estão Jorge Helder (baixo acústico), Jurim Moreira (bateria) e João Rebouças (piano).
 
Abaixo, confira a música acendeu a discussão, Tua cantiga:
 
 

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE MUSICA